Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

Quaresmeira

Nome científico: Tibouchina granulosa
Nomes populares: Quaresmeira, Flor-de-quaresma, Quaresmeira-roxa, Planta-de-la-gloria, Tibuchina, Tibochina, Tibouchina
Família: Melastomataceae
Clima: equatorial, subtropical, tropical
Origem: Brasil
Altura: 9 a 12 metros, acima de 12 metros
Luminosidade: sol pleno
Ciclo de vida: perene

A Quaresmeira é uma árvore de pequeno a médio porte, que encanta por sua belíssima floração em uma copa densa e encorpada. Originária da Mata Atlântica, esta espécie aprecia o clima tropical e subtropical, tolerando bem o frio moderado. Pode atingir de 8 a 12 metros de altura. Suas folhas são simples, em forma de lança estreita, verde-escuras e com nervuras longitudinais bem marcadas.
A floração ocorre duas vezes por ano, no outono e na primavera, atraindo os beija-flores. Suas flores apresentam estames longos e corola arroxeada. Na variedade Kathleen estas são róseas. O fruto é pequeno e marrom, com várias sementes minúsculas, que são dispersadas pelo vento.
Como a raiz da Quaresmeira é profunda, pode perfeitamente ser plantada em calçadas e perto de sistemas de água e esgoto espaçadas. Por isso e por sua característica ornamental – até mesmo quando sem flores – trata-se de uma das principais árvores utilizadas na arborização urbana no Brasil. Pode adornar calçadas, avenidas, praças, parques e jardins em geral. Seu único inconveniente é a fragilidade dos ramos, que podem se quebrar com ventos fortes. Para evitar este problema, pode-se estimular seu adensamento e mantê-la com porte arbustivo com podas de formação e controle.
Simples de ser cultivada, a Quaresmeira não é exigente quanto ao solo vegetando mesmo em solos pobres.

Fontes:

Quaresmeira – Tibouchina granulosa

Quaresmeira – Tibouchina granulosa


Galeria


Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-03-29 12:16:03 - 1711714563
Já foi!