Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Conheça um pouco da história do Plaza Caldas da Imperatriz, há 40 anos conquistando com suas belezas naturais

40 anos de belezas naturais do Plaza Caldas Imperatriz

Em 14 de março de 1981 era inaugurado o Plaza Caldas da Imperatriz, na cidade de Santo Amaro da Imperatriz – SC, em plena Serra do Tabuleiro (Parque Ecológico – Unidade de conservação de proteção integral da natureza). A Rede Plaza já fazia muito sucesso com outros Hotéis em operação no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Importante destacar que a colonização de Santo Amaro da Imperatriz está ligada à descoberta de fontes de águas termais, por caçadores, por volta de 1813.

40 anos de Plaza Caldas

O Plaza Caldas Resort chegou oferecendo perfeitas condições de harmonia entre a presença humana e a natureza local.  Sempre com cuidado máximo ao meio ambiente, o Resort, desde sua criação, ofereceu roteiros ecológicos, buscando com isso, demonstrar a importância da conservação e estudo da rica fauna e floral da região, além disso, presentou os hóspedes com o termalismo, com o acréscimo dos benefícios já estudados e reconhecidos das águas curativas que emergem, até hoje,  dos lençóis térmicos, chegando a superfície em temperatura de até 41°C em piscinas internas e externas e nas torneiras dos apartamentos do Resort. Atualmente, além dos programas que envolvem sustentabilidade, a prática de esportes de aventura convive perfeitamente com a natureza, movimentando milhares de visitantes e proporcionando agradáveis momentos de contemplação.

O nome Caldas da Imperatriz tem origem na homenagem prestada a Imperatriz Tereza Cristina, que junto com o Imperador Dom Pedro II visitou a região em 1845 e, segundo a história, se beneficiou tanto dos banhos com água termomineral que mandou construir um grande prédio colonial no local, com banheiras de mármore Carrara (vindas da Itália), tornando-se o primeiro hospital a utilizar as águas como tratamento médico.  Atualmente as propriedades das águas de Santo Amaro da Imperatriz são conhecidas em todo o país e internacionalmente, inclusive consideradas as melhores do Brasil e, figurando entre as melhores do mundo.

Curiosidades:

Se é fato ou apenas um conto não sabemos. Será que a Princesa Isabel foi realmente concebida graças as águas da região? Há registro de que a Princesa Isabel, segunda filha, a primeira menina do Imperador Dom Pedro II e da Imperatriz Tereza Cristina, nasceu nove meses depois da chegada do casal Imperial a cidadezinha das águas curativas. O fato encontra base científica por ser a água completamente neutra (PH 7), rica em sais minerais e que a uma temperatura superior a 36° propicia ambiente ideal para fecundação.

Poucos anos depois de sua abertura, o Plaza Caldas da Imperatriz entregava mais um serviço de valor extraordinário a seus frequentadores. Chegava ao Resort o SPA Caldas da Imperatriz com tratamentos que complementaram os benefícios dos banhos termais.

Conhecimentos gerais que nos ajudam a contar a história:

SPA é uma cidade da Bélgica, famosa pelas suas termas desde os tempos da Roma antiga.  Localizada em uma região de vegetação espessa e recursos hidrominerais abundantes, onde surgiu a primeira estação medicinal-recreativa (Centro de tratamento com programas especiais para emagrecimento, embelezamento, nutrição, desintoxicação, relaxamento etc). Portanto, o nome da cidade é que deu origem a atividade conhecida como SPA. A afirmação de que a palavra “spa” seja um acrônimo da expressão latina salus per aquam ou “sanitas per aquam” (saúde pela água) parece, portanto, ter sentido. As águas de SPA eram procuradas desde o século XIV, quando ganharam fama por suas propriedades medicinais. Você já deve ter lembrado, mas, registramos que outro ponto de atração da cidade de SPA é o circuito automobilístico de Spa-Francorchamps, onde, até hoje, se disputa o Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1.

40 anos de Plaza Caldas


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-04-19 16:53:46 - 1713545626
Já foi!