Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

A trinca de ferro de Blumenau é o retrato da culinária alemã no Brasil

Conheça a trinca de ferro de Blumenau

Talvez você já saiba que Blumenau é considera a cidade mais alemã do Brasil. Mas você sabe dizer quais são os três pratos que formam sua trinca de ferro? Caso não saiba, o blog da Rede Plaza lhe conta!
Marreco recheado, ao lado do Eisbein (joelho de porco) e do Kassler (bisteca de porco levemente defumada), formam a trinca de ferro da culinária alemã servida no Brasil.

No Vale do Itajaí, a receita do marreco segue à risca os preceitos da gastronomia germânica: sabores fortes e a ideia de não desperdiçar nada. A ave é assada e o recheio é feito com os próprios miúdos, como moela, fígado, coração e estômago – um pouco de carne bovina é misturada para amenizar o sabor. Os acompanhamentos também são clássicos: repolho-roxo refogado e levemente adoçado com cravo e canela, chucrute e purê de maçã ou de batata.

Aprenda a fazer estas três delícias tipicamente alemãs:
Marreco Recheado
Ingredientes
– 1 marreco (com miúdos)
– 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
– 50 g de bacon
– 100 g de lombinho suíno
– 1 cebola média
– 1 dente de alho
– 1 pãozinho
– 1 tomate
– ½ maçã
– 1 ovo
– Sal, pimenta do reino e cebolinha verde a gosto

Modo de preparo da ave
Tempere o marreco com sal, pimenta-do-reino e cebolinha verde picada, por dentro e por fora. Deixe marinando por no mínimo 12 horas e então recheie com a farofa.

Modo de preparo da farofa
Em um moedor de carne ou processador, triture os miúdos do marreco, cebola, tomate, bacon, lombinho, maçã, e o dente de alho. Misture bem e acrescente o ovo, o pãozinho molhado em água, cebolinha verde, farinha de trigo, sal e pimenta do reino. Mexa os ingredientes até obter uma massa homogênea, então recheie o marreco e costure firmemente com linha grossa.

Modo de assar
Coloque o marreco para assar em forno moderado (180°) com o peito para cima em uma assadeira profunda de ferro ou alumínio. Adicione ½ copo de água à fôrma e tampe com papel alumínio. Depois de mais ou menos 1 hora, retire o papel alumínio. Quando a carne estiver dourando, retire o líquido que se formou na assadeira e adicione mais ½ copo de água. Regue o marreco com o molho que se formou para ficar bem dourado. Asse por mais 1 hora e meia, aproximadamente.
Retire do forno e aguarde cerca de 10 minutos antes de cortar.
Esta receita rende de 4 a 6 porções.

Eisbein  – joelho de porco
Ingredientes
– 500 Gramas de Joelho de porco
– 1 unidade de Cebola picada
– 3 dentes de Alho picado
– 2 colheres de sopa de mistura de ervas aromáticas secas (tomilho, manjerona, alecrim)
– ½ xícara de suco de limão
-2 folhas de louro
– 1 pitada de sal
– 1 pitada de pimenta do reino
Modo de preparo
Para que seu joelho de porco fique realmente saboroso, o ideal é que o coloque marinando em um refratário com todos os ingredientes durante 1 dia, ou durante a noite. Você pode fazer isso numa tigela ou num saco de plástico fechado, como preferir.
Dê início à receita colocando o joelho de porco e todos os ingredientes da marinada a cozinhar durante 30-40 minutos numa panela de pressão. Como alternativa, cozinhe em fogo médio até a carne soltar do osso (demorará entre 1 a 2 horas).
Nesse momento o joelho de porco estará pronto, porém você pode conferir um aspeto dourado e mais apetitoso se o levar a assar no forno a 200ºC durante cerca de 30 minutos.
Sirva o joelho de porco com chucrute e batatas cozidas. Bom apetite!

Kassler – bisteca de porco levemente defumada
Ingredientes:
– 1 kg de bisteca de porco defumada
– 1 litro de água
– 2 colheres de sopa de manteiga
– 2 colheres de sopa de salsa picada
– 2 tabletes de caldo de carne
– 4 batatas grandes descascadas e cortadas em rodelas

Modo de preparo
Numa panela esquente um pouco de água e escalde as bistecas de forma rápida. Coloque as bistecas numa panela de pressão e junte os tabletes de caldo de carne. Cubra com 1 litro de água. Tampe a panela e espere até que comece a ferver. Cozinhe por uns 20 minutos. Deixe que todo o vapor saia. Abra a panela com todo cuidado e retire as costelas sem jogar o caldo fora. Coloque as costelas num prato e reserve. Junte as batatas cortadas ao caldo que sobrou do cozimento. Deixe na cozinha até que fiquem macias e firmes. Numa frigideira grande você deve derreter duas colheres de sopa de manteiga e fritar as bistecas até que fiquem douradas. Sirva junto às batatas e polvilhe salsa e fatias de limão.

Que tal reunir a família e os amigos e preparar esta Trinca de Ferro e oferecer um belo banquete alemão a todos que você ama?


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-03-28 19:07:28 - 1711652848
Já foi!