Criada em janeiro numa iniciativa das secretarias de Turismo de Porto Alegre, Bento Gonçalves, Canela, Caxias do Sul, Garibaldi, Gramado e Nova Petrópolis, a Associação dos Secretários e Dirigentes de Turismo do Rio Grande do Sul (ASTURS) foi apresentada formalmente ao secretário de Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, Juvir Costella. No encontro, que teve a participação do diretor de Turismo do órgão estadual, Abdon Barretto Filho, a presidente interina da entidade e titular do Turismo de Gramado, Rosa Helena Volk, ressaltou o objetivo da AGTUR. “A associação está aí para fortalecer o turismo gaúcho e para abrir um canal representativo de interlocução com os governos estadual e federal”, afirmou.
Um dos pontos ressaltados no encontro foi a importância da presença do Estado ao lado das cidades e regiões turísticas na promoção do turismo em feira nacionais e internacionais, como também na busca de recursos junto à Embratur para essas ações. “O turismo gera desenvolvimento rapidamente, possui um componente comercial forte que precisa ser trabalhado por meio da promoção dos destinos”, reforçou o secretário de Turismo da Capital, Luiz Fernando Moraes. Desde 2009, Porto Alegre e Serra Gaúcha trabalham a promoção turística de forma conjunta, num processo de regionalização do turismo e criação de uma oferta de atrativos diversificados e complementares para aumentar a atratividade e competitividade da região frente a outros destinos. De acordo com os secretários integrantes da AGTUR, a marca Porto Alegre e Serra Gaúcha é a que hoje move o turismo gaúcho por ser um produto turístico pronto capaz de ampliar o fluxo turístico no Estado, merecendo por isso precisa de uma atenção especial seja em investimentos nas cidades, seja na promoção turística. Defenderam também a categorização das regiões turísticas gaúchas na priorização de investimentos.
Potencial econômico – Costella recebeu da AGTUR uma lista de cinco feiras nacionais e outras três internacionais, nas quais Porto Alegre e Serra terão participação conjunta este ano, e nas quais seria importante a parceria do Estado. Na lista de feiras estão a ITB (Berlim), a FIT (Buenos Aires), a WTM (Londres), a WTM Latin America (São Paulo), a ABAV (São Paulo), a BNT do Mercosul (Balneário de Penha/SC), Festival de Turismo das Cataratas (Foz do Iguaçu) e Festival de Turismo de João pessoa.
“Os municípios aqui presentes representam 80% do PIB do turismo gaúcho, o que faz deste um encontro histórico tanto pela importância econômica do setor como pela ajuda que o turismo pode dar neste momento de dificuldades financeiras do Estado”, afirmou o secretário. Segundo Costella, a partir da metade de março, com a definição orçamentária das secretarias estaduais, será possível estabelecer ações conjuntas. “A secretaria será parceira dos municípios na promoção”, adiantou. De acordo com o diretor de Turismo, a intenção é também repensar formato da participação em feiras visando mais eficiência, melhor retorno e o estímulo à presença da iniciativa privada do setor nestes eventos. Além de Moraes e Rosa Helena, participaram do encontro os secretários de Turismo de Bento Gonçalves, Gilberto Durante, de Garibaldi, Ivane Fávero, de Nova Petrópolis, Daniel Carmago, e os representantes de Caxias do Sul, Maria Helena Madalosso e Enio Martins, e de Canela, Moisés Souza.
Comentários