Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Plaza Caldas da Imperatriz amplia convênio com a Universidade Federal de Santa Catarina

Pesquisa envolve anfíbios no Plaza Caldas da Imperatriz

Há mais de 25 anos o Plaza Caldas da Imperatriz mantém um convênio oficial com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para realização de atividades ambientais no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, junto com o biólogo do resort, Fernando Maciel Brüggemann, como Ecoturismo, Educação Ambiental e Pesquisa Científica. As atividades de ecoturismo como trilhas ecológicas e observação de aves são realizadas permanentemente com os hóspedes do resort e as atividades de Educação Ambiental como palestras ecológicas, plantio de árvores, etc, são realizadas com hóspedes, colaboradores e comunidade (escolas visitantes). Várias pesquisas científicas já foram realizadas através desse convênio, como TCCs (Trabalhalhos de Conclusão de Curso), Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado, além de publicações de artigos científicos e apresentações em Congressos nas áreas relacionadas às Ciências Biológicas e Meio Ambiente.

Pesquisa anfíbios

Atualmente os alunos de graduação em Ciências Biológicas que estão estagiando no resort, Satyabana Oliveira e Kauam Basetto, desenvolvem um projeto de monitoramento de uma espécie de perereca (anfíbio anuro) descrita na década de 1990, sendo endêmica da região da Serra do Tabuleiro, chamada cientificamente Boana Poaju. Como trata-se de uma espécie nova ainda é pouco conhecida, por isso a necessidade de pesquisa. A seguir um resumo da metodologia de pesquisa e monitoramento dessa espécie:

 

Resumo do projeto

O estudo está sendo realizado em um trecho de 500 metros do Rio Águas Claras dentro do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, desde de agosto de 2017. O trecho é dividido em parcelas de 20 metros, a fim de determinar o padrão de movimentação de cada indivíduo. Para o monitoramento da população de Boana Poaju são feitas campanhas a cada duas semanas percorrendo o rio e capturando os indivíduos por meio de procura ativa e busca auditiva. Os indivíduos capturados são marcados através de um marcador TAG subcutâneo Northewest Marine Technology Inc. (NMT), medidos com o auxílio de um paquímetro (comprimento rostro-cloacal), pesados com um dinamômetro e soltos no local onde foram encontrados. A determinação do sexo é feita com base nas características morfológicas, visto que a fêmea apresenta um tamanho maior em relação ao macho, este apresentando braços hipertrofiados e um prepólex proeminente. A presença de vocalização é outra determinante, uma vez que somente os machos vocalizam.

Pesquisa anfíbios

Além dos dados dos indivíduos, serão coletados dados abióticos incluindo temperatura do ar, temperatura da água e umidade. Os dados de pluviosidade serão obtidos através do banco de dados da Epagri/Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de hidrometereologia de SC). Ao longo do monitoramento serão capturados 5 indivíduos para coleta de tecido e estes serão depositados na Coleção Herpetológica da Universidade Federal de Santa Catarina.

 

Esse estudo pretende investigar os padrões de distribuição e abundância de Boana poaju com a finalidade de se conhecer a dinâmica populacional e seus aspectos ecológicos. Depois que obtiverem dados suficientes sobre ela, os estudantes poderão desenvolver novas pesquisas. O biólogo Fernando, que acompanho e colabora diretamente com o trabalho, espera que o monitoramento seja feito por pelo menos dez anos.

 

Obs. Durante os trabalhos de campo outros alunos de Biologia ajudam porque a campanha é noturna e o esforço amostral exige muito.

Pesquisa anfíbios


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-04-25 00:47:09 - 1714006029
Já foi!