Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Silvestre, doméstico ou exótico. Você sabe a diferença desses animais?

Saiba que nem sempre animais menores e aparentemente inofensivos podem conviver em ambientes domésticos

 

É apaixonado por animais e tem vontade de ter diferentes tipos de espécies em casa? Pois saiba que existem restrições. E que nem sempre animais menores e aparentemente inofensivos podem conviver em ambientes domésticos. De acordo com o IBAMA* (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), os animais são subdivididos em três categorias: silvestre, exótica e doméstica. Você sabe diferenciá-las?

Animais Silvestres

São aqueles de espécie que naturalmente nascem e vivem em ambientes naturais, como florestas, savanas, oceanos e rios. Pertencem às espécies nativas, migratórias, aquáticas ou terrestres, que tenham a sua vida ou parte dela ocorrendo naturalmente dentro dos limites do território brasileiro. Exemplos: mico, morcego, quati, onça, tamanduá, ema, papagaio, arara, canário-da-terra, tico-tico, galo-da-campina, teiú, jibóia, jacaré, jabuti, tartaruga-da-amazônia, abelha sem ferrão, vespa, borboleta, aranha e outros. Importante: esses animais só podem ser comercializados com autorização do Ibama.

Animais exóticos

Animais exóticos

São aqueles cujo ciclo de vida natural ocorre em território distinto daquele utilizado como referência, ou então, do local onde o animal se encontra no momento. As espécies ou subespécies introduzidas pelo homem, inclusive domésticas, em estado selvagem, também são consideradas exóticas. Um leão é um animal exótico ao Brasil, pois é originário do continente africano. Já o sagui-do-tufo-branco, bastante encontrado em parques e florestas de São Paulo, é considerado um animal exótico ao Estado, apesar de ser de uma espécie natural do Nordeste do país. Zebra, elefante, urso, ferret, lebre-européia, javali, crocodilo-do-nilo, naja, piton, esquilo-da-mongólia, tartatuga-japonesa, tartaruga-mordedora, tartaruga-tigre-d’água, cacatua, arara-da-patagônia e escorpião-do-Nilo são outros exemplos.

Animais exóticos

Animais domésticos

São aqueles que, através de processos tradicionais e sistematizados de manejo e melhoramento zootécnico, tornaram-se domésticos e possuem características biológicas e comportamentais em estreita dependência do homem, podendo inclusive apresentar aparência diferente da espécie silvestre que os originou. Exemplos: gato, cachorro, cavalo, vaca, búfalo, porco, galinha, pato, marreco, peru, avestruz, codorna-chinesa, perdiz-chucar, canário-belga, periquito-australiano, abelha-europeia e escargot, entre outros.

* órgão brasileiro que regulamenta entre outras coisas, a autorização de uso dos recursos naturais e a fiscalização, monitoramento e controle ambiental;

 

Ah, toda a Rede Plaza é Pet Friendly. Quando fizer sua reserva para as férias, seu bichinho de estimação será muito bem-vindo em nossos empreendimentos. Entre em contato para mais informações. Esperamos sua visita!


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-03-28 10:17:38 - 1711621058
Já foi!