Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.

BLOG

Pet

Dúvidas sobre qual bichinho de estimação você pode ter

Você saber quais animais podem ser de estimação e quais devem ser mantidos em seu habitat natural

Quando se pensa em pets, normalmente os primeiros bichinhos que vêm à cabeça são cães e gatos. Há, também, outras opções bem comuns, como peixes, pássaros e alguns répteis e roedores. Porém, independentemente do motivo, algumas pessoas preferem algumas espécies consideradas mais exóticas. Mas quais seriam elas? Quais animais podem ser de estimação e quais devem ser mantidos em seu habitat natural?

Animais permitidos

A legislação em geral ainda não é muito clara nem especifica na hora de determinar quais animais podem ser de estimação e quais não podem. Por isso, para alertar sobre brechas legais e contradições, muitas associações de defesa dos animais vivem solicitando às autoridades que criem uma lista das espécies que se pode criar em casa. De todo modo, é importante que a espécie exótica não esteja em perigo de extinção e não seja considerada potencialmente invasora ou perigosa.

Animais permitidos

Hoje em dia são divulgadas notícias de celebridades que escolhem tigres, cangurus, jiboias, leões, gambás ou diferentes espécies de macacos como animal de estimação. Além de, na maioria das vezes não existir nenhum tipo de permissão legal, muitas pessoas querem imitar esses artistas. A maioria desses animais têm uma vida muito curta, pois não desenvolveram suas habilidades de sobrevivência estando em cativeiro, ou porque estão longe do seu ambiente natural. Há, ainda, o perigo daqueles que conseguem se adaptar ao novo habitat e não encontram competição: eles podem se propagar com facilidade e se tornar uma praga, colocando as espécies nativas em perigo. É o caso, por exemplo, das tartarugas da Flórida, dos guaxinins ou porcos do Vietnã (muitas vezes vistos perto de áreas urbanas, podendo cruzar com os javalis).

 

Veja algumas das razões pelas quais animais selvagens não devem ser escolhidos como animais de estimação:

 

– Criá-los em um ambiente diferente do seu é muito cruel.

– Você acaba contribuindo para a caça ilegal e o contrabando de algumas espécies ameaçadas de extinção.

– Eles transmitem doenças distintas: raiva, salmonelose, psitacose, entre outras.

– Podem acabar atacando algum membro da sua família, sobretudo quando chegam à idade adulta.

– Precisam de alimentos específicos que nem sempre são fornecidos. E essas deficiências nutricionais muitas vezes têm graves consequências.

– Você priva os animais da convivência com seus companheiros, essencial para que eles aprendam a sobreviver.

– Estar longe do seu ambiente natural pode causar depressão e doenças, ou até mesmo a morte sem nenhuma causa aparente.

 

Há tantos animais, como gatinhos e cachorros, em associações protetoras vagando pelas ruas, necessitando de um lar. Se você está ansioso para ter um pet e tem muito amor para dar e receber, escolha algum deles. Não tire animais de seu habitat natura! Ah, a Rede Plaza é Pet Friendly, então você pode trazê-lo quando se hospedar conosco.


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades