Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Aplicativos ajudam o turista com informações corretas durante viagens pelo Brasil

Aplicativos facilitam a vida dos turistas

As ferramentas tecnológicas estão cada vez mais presentes na vida dos turistas. Em razão disso, algumas secretarias de turismo e empresas têm investido em aplicativos para auxiliar o viajante na hora de escolher uma atração para visitar ou mesmo um restaurante. Assim, a tradicional cena do turista perdido está ficando no passado. A informação correta já pode ser acessada na palma da mão.
No ramo de alimentação, o aplicativo Menu for Tourist foi apresentado na última Campus Party em janeiro deste ano, em São Paulo. A ferramenta oficial da prefeitura do Rio de Janeiro, finalista de um concurso do Sebrae, traz cardápios dos restaurantes cariocas traduzidos para oito idiomas, além do português (inglês, espanhol, francês, italiano, alemão, mandarim, japonês e russo) e o download é gratuito. O aplicativo está disponível na Google Play Store para telefones Android e sistema IOS.
Também é possível localizar restaurantes próximos, verificar preços e consultar uma lista de atrações turísticas de acordo com a distância, endereço e descrição do local. O visitante ainda pode acessar informações sobre casas de câmbio, agências de viagens, lojas, serviços, hotéis e albergues, entre outras. “Foram feitos 15 mil downloads desde o lançamento, em dezembro de 2014. Os brasileiros, argentinos e americanos foram os que mais utilizaram o aplicativo”, informou Melina Guelman, presidente da ferramenta.
Em Paraty (RJ), a prefeitura também está fazendo uso da estratégia, com um aplicativo da cidade voltado para auxiliar turistas com informações das atrações e serviços: o Paraty Guia Completo. O projeto, idealizado pela Secretaria de Turismo, teve sua plataforma desenvolvida por uma empresa privada.
O app traz informações sobre eventos, pousadas e hotéis, restaurantes, praias, passeios e prestadores de serviços. Além de aumentar a visibilidade dos estabelecimentos, a ferramenta também auxilia o turista em busca por informações. “O aplicativo de Paraty amplia a segurança do turista interessado em conhecer a cidade de maneira mais assertiva”, comenta o secretário de turismo da cidade, Wladimir Santander.
Na cidade de Ubatuba (SP), a prefeitura também lançou um aplicativo para facilitar a vida do turista. O Viva Ubatuba irá auxiliar o viajante na busca por meios de hospedagem, restaurantes, locais de compra, roteiros, espaços de lazer e serviços de transporte. Para dar mais segurança ao usuário, os estabelecimentos que constam na ferramenta devem estar cadastrados no cadastro do Ministério do Turismo, o Cadastur.

Acessibilidade
O Ministério do Turismo também lançou, em 2014, sua ferramenta batizada de Turismo Acessível, com intuito de ampliar a comunicação e as informações a respeito da acessibilidade de estabelecimentos e destinos turísticos brasileiros e, desta forma, facilitar a vida de pessoas com deficiência durante as viagens. A ferramenta colaborativa tem 233 estabelecimentos cadastrados e está disponível para download nos sistemas IOS, Windows Phone e Android. Segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) cerca de 45 milhões de brasileiros apresentam algum tipo de deficiência, o que corresponde a 23,9% da população do país.
Faltando pouco menos de 200 dias para a abertura dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, o aplicativo será uma importante ferramenta para atletas e visitantes que estarão no país para participar do maior evento esportivo do mundo.

Assessoria de Comunicação Social da Rede Plaza de Hotéis, Resorts & SPAs


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-04-16 13:05:23 - 1713272723
Já foi!