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Aprovadas lei e marca que nortearão atividade turística no Rio Grande do Sul

A marca Rio Grande do Sul: Um Grande Destino tornou-se elemento de identidade da atividade turística gaúcha, após aprovação de projeto de lei na Assembleia Legislativa. O Legislativo também aprovou a Lei Estadual do Turismo. Materializada em um grafismo simbólico da cuia de chimarrão, formada com as cores da bandeira do Rio Grande do Sul e outras combinações de aplicação gráfica, a marca foi concebida pela Secretaria Estadual do Turismo (Setur), seguindo demanda do setor identificada a partir do Plano Diretor do Turismo. A Lei Estadual do Turismo foi elaborada com um conjunto de entidades públicas e privadas e aprovada por unanimidade pela Comissão de Legislação do Conselho Estadual do Turismo (Conetur), sendo posteriormente enviada à ALRS para oficialização na forma de lei. Trata-se de um marco regulatório inédito para nortear futuros detalhamentos legais em favor do desenvolvimento do turismo no Rio Grande do Sul.
O estabelecimento de uma marca que unifica o turismo no Estado é fruto de uma política pública para o setor, maturada durante a 1ª Conferência Estadual do Turismo e consolidada com interiorizações pelo Estado, no programa Rio Grande do Sul Mais Turismo. Após consulta ampla e democrática organizada pela Setur/RS, o setor priorizou ações, detalhadas no Plano Diretor do Turismo.
Esse conjunto de medidas objetiva qualificar e promover essa atividade econômica a longo prazo, de modo a se tornar um legado permanente. No caso específico da marca, o objetivo é criar uma identidade para as destinações turísticas gaúchas e assim aumentar a eficiência da promoção e da presença dos produtos do Rio Grande do Sul nos mercados nacional e internacional. Trata-se de uma ferramenta promocional a ser utilizada por instituições públicas e privadas, estaduais e municipais.
A escolha de uma cuia, símbolo da hospitalidade gaúcha, com linhas estilizadas, resulta da necessidade de se unir tradição e cosmopolitismo, unificando as diferentes facetas do Rio Grande do Sul. Um dos 12 estados-sede da Copa do Mundo 2014, o Rio Grande do Sul é destino procurado em diferentes estações do ano, oferecendo paisagens bucólicas e também polos tecnológicos e de negócios, grandes cidades e pequenas localidades agrícolas. A nova marca transita naturalmente nesses diferentes cenários.

Fonte: Piratini


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2024-03-28 10:54:45 - 1711623285
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