ENTENDENDO O MERCADO TURÍSTICO
Abdon Barretto Filho
Diretor de Marketing da Rede Plaza de Hotéis
Entender o Mercado Turístico é fundamental para quem trabalha no setor, para quem pretende investir na cadeia produtiva e/ou apenas pretendem viajar para fazer Turismo. Na realidade, as transformações que estão sendo realizadas no planeta o são os resultados da globalização da Economia; das inovações tecnológicas; das desregulamentações dos mercados e da sustentabilidade ambiental, cultural, social e econômica, entre outras. Surgem, a cada momento, ameaças e oportunidades para ações no mercado e o fenômeno turístico também influencia e é influenciado pelas mudanças. As notícias sobre destinos turísticos circulam livremente pela rede mundial dos computadores. O papel determinante da comunicação digital universal e instantânea também pode influenciar bilhões de pessoas em todo o mundo. As estratégias para atendimentos das Demandas Turísticas são desafiadoras e exigem trabalhos profissionais com investimentos e rapidez. Captar e manter visitantes para um determinado Destino Turístico somente pode ser possível se existirem parcerias públicas e privadas. É obvio que no Turismo Receptivo é indispensável a sensibilização sobre o tema pelos líderes e formadores de opinião, principalmente os representantes políticos e a mídia local. Em cada cidade que pretende ingressar e manter-se no mercado turístico o grande desafio é identificar quem estaria interessado na sua oferta turística. Para muitos, o Turismo é distante da sua realidade, seja como cidadão e consumidor. Para outros, o Turismo já está participando dos seus gastos de consumidor. Porém, na busca de alternativas para a melhoria da qualidade de vida, o Turismo deve observar as tendências mundiais. Convém salientar que houve uma grande mudança nas relações entre a Oferta e a Demanda em todos os mercados, inclusive no mercado turístico. Historicamente, os vendedores dominaram quase todos os mercados. Hoje, os compradores mandam e as organizações com ou sem fins lucrativos que não conseguem compreender as mudanças não sobrevivem muito tempo. Compreender, adaptar, inovar, criar novos bens e/ou serviços são desafios para todos participantes da Economia de Mercado. Com aumento da renda e do tempo livre, o Turismo está assumindo posições importantes para o desenvolvimento social e econômico de muitos países, estados, regiões e cidades. Para Gestores participantes do mercado turístico, as possibilidades de novos segmentos e nichos do mercado turístico podem determinar novos negócios. Acredita-se que sempre haverá interesse em determinado tipo de oferta turística quase sempre influenciada pela renda disponível, pelas preferências pessoais e familiares, pelas indicações dos amigos e pelas notícias disponíveis. Atenção, Interesse, Desejo e Ação ( A.I.D.A.) continuam sendo valorizados. Logo, os esforços e desafios podem e devem ser direcionados para o entendimento, o atendimento e a criação da Demanda. Assim como eliminar determinado tipo de Demanda. A complexidade está na busca do ponto de equilíbrio entre aquilo que o consumidor ( local, regional, estadual, internacional ) quer e aquilo que o Destino Turístico para oferecer. Será? Respeitam-se todas as opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso.
Comentários