Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Artigo: Entendendo o mercado turístico de Abdon Barretto Filho

ENTENDENDO  O MERCADO TURÍSTICO

Abdon Barretto Filho

Diretor de Marketing da Rede Plaza de Hotéis

Entender o Mercado Turístico é fundamental para quem trabalha no setor, para quem pretende investir na cadeia produtiva e/ou apenas pretendem viajar para fazer Turismo. Na realidade, as transformações que estão sendo realizadas no planeta o são os resultados da globalização da Economia; das  inovações tecnológicas; das desregulamentações dos mercados e da sustentabilidade ambiental, cultural, social e econômica, entre outras. Surgem, a cada momento, ameaças e oportunidades para ações no mercado  e o  fenômeno turístico também influencia e é influenciado pelas  mudanças. As notícias sobre destinos turísticos circulam livremente pela rede mundial dos computadores. O papel determinante  da comunicação digital universal e instantânea também pode influenciar bilhões de pessoas em todo o mundo. As estratégias para atendimentos das Demandas Turísticas são desafiadoras e exigem trabalhos profissionais com investimentos e rapidez. Captar e manter visitantes para um determinado Destino Turístico somente pode ser possível se existirem parcerias públicas e privadas. É obvio que no Turismo Receptivo é indispensável a sensibilização sobre o tema pelos  líderes e formadores de opinião, principalmente os representantes políticos e a mídia local.  Em cada cidade que pretende ingressar e manter-se no mercado turístico o grande desafio é identificar quem estaria interessado na sua oferta turística.  Para muitos, o Turismo é distante da sua realidade, seja como cidadão e consumidor. Para outros, o Turismo já está participando dos seus gastos de consumidor. Porém, na busca de alternativas para a melhoria da qualidade de vida, o Turismo deve observar as tendências mundiais.   Convém salientar que houve uma grande mudança nas relações entre a Oferta e a Demanda em todos os mercados, inclusive no mercado turístico. Historicamente, os vendedores dominaram quase todos os mercados. Hoje, os compradores mandam e as organizações com ou sem fins lucrativos que não conseguem compreender as mudanças não sobrevivem muito tempo. Compreender, adaptar, inovar, criar novos bens e/ou serviços são desafios para todos participantes da Economia de Mercado. Com aumento da renda e do tempo livre, o Turismo está assumindo posições  importantes para o desenvolvimento social e econômico de muitos países, estados, regiões e cidades. Para Gestores participantes do mercado turístico, as possibilidades de novos segmentos e nichos do mercado turístico podem determinar novos negócios. Acredita-se que sempre haverá interesse em determinado tipo de oferta turística quase sempre influenciada pela renda disponível, pelas preferências pessoais e familiares, pelas indicações dos amigos e pelas notícias disponíveis.  Atenção, Interesse, Desejo e Ação ( A.I.D.A.) continuam  sendo valorizados. Logo, os esforços e desafios podem e devem ser direcionados para o entendimento, o atendimento e a criação da Demanda. Assim como eliminar determinado tipo de Demanda. A complexidade está na busca do ponto de equilíbrio entre aquilo que o consumidor ( local, regional, estadual, internacional )  quer e aquilo que  o Destino Turístico   para oferecer. Será? Respeitam-se todas as opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso.


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-04-25 23:50:13 - 1714089013
Já foi!