MARKETING PARA CIDADES
Abdon Barretto Filho
Diretor de Marketing da Rede Plaza de Hotéis
Milhares de cidades em todo mundo estão em crise devido a uma série de variáveis incontroláveis, assim como por não terem definidas boas estratégias, utilizando-se das variáveis controláveis disponíveis. Atender as crescentes demandas pelos serviços públicos cada vez mais requisitados pelos habitantes e visitantes não é uma tarefa simples. As tradicionais políticas industriais e suas conseqüentes arrecadações de impostos e taxas adicionados aos repasses de recursos, nem sempre conseguem satisfazer os investimentos para a melhoria da qualidade de vida da população. A infraestrutura urbana com implantações e manutenções das avenidas, ruas, praças, jardins, sinalização, trânsito, serviços de tratamento e distribuição dos recursos hídricos, saneamento, tratamento do lixo, saneamento, entre outras, é um grande desafio para todos os governantes e para as comunidades que os elegeram. Além disso, a geração de emprego e de renda no município exigem esforços de todos.A estagnação econômica entre outros problemas no desenvolvimento social e econômico causam grandes estragos na ordem pública. Quando as expectativas pessoais e profissionais tornam-se difíceis na localidade onde se vive, outras alternativas são procuradas. Algumas vezes as insatisfações são concentradas no poder público grande indutor do desenvolvimento de uma localidade. Outras, na capacidade empresarial. O mundo tem registrado os movimentos sociais a partir dos problemas econômicos, principalmente na produção e na distribuição de riquezas. É óbvio que as políticas públicas são determinantes e as lideranças e investidores locais devem fazer suas escolhas. A omissão, acomodação ou falta de percepção sobre novas opções para o desenvolvimento podem ter conseqüências nas próximas gerações. Sem querer ser simplista, observa-se que existem algumas iniciativas inovadoras para melhorar as expectativas de todos. Para os estudiosos do Marketing, tendo como base estudos em várias cidades do mundo, a sugestão é tratar a localidade como um “ Produto “ atraente, melhorando sua base econômica e divulgando suas qualidades especiais mais eficientes nos mercados alvos que possam atrair novos investimentos e visitantes que possam colaborar para a melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes.Exige profissionalismo, parceria pública e privada e investimento. Convém salientar que para atrair e manter relacionamentos duradouros o Marketing é importante.Muitos países, estados, cidades, localidades já praticam. Outros, repetem fórmulas superadas do século XiX, no século XXI. Alguém já disse que não se pode encontrar novas terras com antigos mapas. Desconhecem a existência do “ City Marketing” e da Gestão de Marketing para localidades. De preferência, sem amadorismos eachismo de curiosos e amadores. Será ? Respeitam-se todas as opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso.
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