Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Artigo “Marketing para Cidades” do diretor do Plaza, Abdon Barretto Filho

MARKETING  PARA CIDADES

Abdon Barretto Filho
Diretor de Marketing da Rede Plaza de Hotéis

Milhares de cidades em todo mundo estão em crise devido a uma série de variáveis incontroláveis, assim como por não terem definidas  boas estratégias,  utilizando-se das variáveis controláveis disponíveis.  Atender  as  crescentes demandas pelos serviços públicos cada vez mais requisitados pelos habitantes e visitantes não é uma tarefa simples. As tradicionais políticas industriais e suas conseqüentes  arrecadações de impostos e taxas  adicionados aos   repasses de recursos,  nem sempre conseguem satisfazer os investimentos para a melhoria da qualidade de vida da população.  A infraestrutura urbana com implantações e manutenções das avenidas, ruas, praças, jardins, sinalização, trânsito,  serviços de tratamento e distribuição dos recursos hídricos,  saneamento, tratamento do lixo, saneamento, entre outras,  é um grande desafio para todos os governantes e para as comunidades que os elegeram.  Além disso, a geração de emprego e de renda no  município exigem esforços de todos.A estagnação econômica entre outros problemas no desenvolvimento social e econômico causam grandes estragos na ordem pública. Quando as expectativas pessoais e profissionais tornam-se difíceis na localidade onde se vive, outras  alternativas são procuradas. Algumas vezes as insatisfações são concentradas no poder público grande indutor do desenvolvimento de uma localidade. Outras, na capacidade empresarial. O mundo tem registrado os movimentos sociais a partir dos problemas econômicos, principalmente na produção e na distribuição de riquezas. É óbvio que as políticas públicas são determinantes e as lideranças e investidores locais  devem fazer suas escolhas. A omissão, acomodação ou falta de percepção  sobre novas opções para  o desenvolvimento   podem ter conseqüências nas próximas gerações.  Sem querer ser simplista, observa-se que existem algumas iniciativas inovadoras para melhorar as expectativas de todos.  Para os estudiosos do Marketing, tendo como base estudos em várias cidades do mundo, a sugestão é  tratar a localidade como um “ Produto “ atraente, melhorando sua base econômica e divulgando suas qualidades especiais mais eficientes nos mercados alvos que possam atrair novos investimentos e visitantes  que possam colaborar para a melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes.Exige profissionalismo, parceria pública e privada e investimento. Convém salientar que para atrair e manter relacionamentos duradouros o  Marketing é importante.Muitos países, estados, cidades, localidades já praticam. Outros, repetem fórmulas superadas do século XiX, no século XXI. Alguém já disse que não se pode encontrar novas terras com antigos mapas. Desconhecem a  existência do “ City Marketing” e da Gestão de Marketing para localidades. De preferência, sem amadorismos eachismo de curiosos e amadores. Será ? Respeitam-se todas  as opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis.  Pensem nisso.


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-04-19 20:50:06 - 1713559806
Já foi!