Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Artigo: Reputação e Sucesso de Abdon Barretto Filho

Reputação e Sucesso

Abdon Barretto Filho *

O único lugar que a palavra “sucesso” aparece antes da palavra” trabalho “ é no dicionário. A mesma condição para a “ reputação “ que significa fama, renome e celebridade. As pessoas físicas e jurídicas devem saber que para que possam manter um bom relacionamentos com seus públicos devem ter o constante trabalho na busca de uma relação “ ganha-ganha “. Será ? É óbvio que não é tão simples e o sucesso não acontece por acaso. Estar no lugar certo, na hora certa, realizando tarefa certa, oferecendo bens e/ou serviços certos   podem  gerar notícias espontâneas  transformando pessoas em celebridades. A velocidade dos meios de comunicação pode aumentar a fama, a marca de uma pessoa física ou jurídica,  e/ou, simplesmente, destruí-la. Segundo Warren Buffet ( um dos homens mais ricos do mundo que recentemente fez uma doação de 31 bilhões de dólares para a caridade) “ leva-se 20 anos para construir uma reputação e cinco minutos para destruí-la. Se você pensar nisso, fará as coisas de um jeito diferente “. O poder da Comunicação Social e os avanços tecnológicos permitem criar e destruir reputações. Para muitos estudiosos,  a “Reputação “ é a grande instrumento de trocas no século XXI. Muitas vezes por errôneas interpretações dos fatos e/ou das versões dos fatos pode-se  destruir as boas reputações. Nunca foi tão fácil elogiar, criticar, parabenizar, invejar, amar, odiar, entre outros verbos, as celebridades. É da  natureza humana emitir opiniões sobre tudo e todos, às vezes sem o devido conhecimento do tema e  das razões das ações e/ou emissões. A reputação sempre estará dependendo da opinião pública que é a responsável pela sua criação. Para as organizações públicas e privadas, o cuidado com a reputação nunca deve ser esquecida. Em cada momento do relacionamento com seus públicos, através do Marketing, das Relações Públicas, da Comercialização dos bens e/ou serviços,  pode-se destacar a importância do contato pessoal; da mensagem eletrônica; da publicidade; da propaganda; da participação de eventos, entre outras formas de comunicar integrando a formação da imagem corporativa, sendo impossível desvincular com a imagem percebida e a realidade. Para as pessoas físicas, os cuidados com a imagem pessoal são iniciados através da educação doméstica, sendo aperfeiçoados  na educação formal e no convívio com os  grupos sociais. É preciso saber viver, respeitando o próximo para ser respeitado. Com certeza, o relacionamento pode ser melhor e o sentimento de inveja pode ser transformado em admiração por aquele que trabalha em busca de um mundo melhor e mais justo, exercendo suas atividades profissionais, não importa a simplicidade ou complexidade noticiada pelos meios de comunicação. Será ? São reflexões. Respeitam-se todas as opiniões contrárias.  Podem ser úteis. Pensem nisso.

*Economista, diretor da Rede Plaza e Professor da PUCRS e Unifra/Santa Maria – abdon@via-rs.com.br


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-04-19 16:29:54 - 1713544194
Já foi!