Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Assembleia presta homenagem no Grande Expediente aos hoteleiros e restauranteiros

O deputado Pedro Westphalen (PP) ocupou o Grande Expediente do dia 18, terça-feira, para parabenizar os hoteleiros e restauranteiros pela passagem do seu dia, 9 de novembro . Na Assembleia, o dia de homenagem a esses setores foi consagrado por lei de autoria do ex-deputado Reginaldo Pujol. Westphalen lembra que cada cidade tem seus cartões postais, mas destaca que também fica registrado na memória dos turistas a maneira como são recepcionados e tratados. “Essa é a primeira impressão: a que fica.” Ele argumenta que o hotel é a primeira escala de um visitante, que venha a turismo, a trabalho ou por outra finalidade.” Depois do repouso no hotel, o visitante busca a alimentação nos restaurantes e bares da cidade.

Muitos desses estabelecimentos funcionam 24 horas por dia, ao longo de todo o ano, fazendo com que os empresários e os profissionais desses setores trabalham sem parar. “É uma atividade que não se restringe ao período em que as portas estão abertas.” Westphalen observa que os restaurantes cumprem outra missão indispensável: a de acolher os que trabalham durante o dia e não têm mais condições de almoçar em casa.
“Porto Alegre e municípios de sua Região Metropolitana são privilegiados com hotéis e restaurantes de primeira qualidade.” Para o deputado, o alto grau de satisfação nos dois ramos de atividade, revelado em sucessivas pesquisas, decorre, em grande parte, da existência do Sindicato da Hotelaria e da Gastronomia de Porto Alegre e de oito cidades vizinhas: Cachoeirinha, Alvorada, Canoas, Esteio, Gravataí, São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Canoas. O Sindpoa foi fundado em 1942. Tem, portanto, 72 anos de existência voltados à organização e representação dos dois setores. Um dos mais notáveis serviços do sindicato está em pôr à disposição dos 10 mil estabelecimentos gastronômicos e dos 304 meios de hospedagem da região – sendo 93 hotéis turísticos – cursos para a qualificação da mão de obra .

Salário mínimo regional

Segundo o deputado, a aprovação do projeto de lei enviado pelo Executivo, referente ao salário mínimo regional para 2015, provocaria a elevação direta de 26% sobre a mão de obra dos setores de hotelaria e gastronomia, e não 16%. O percentual seria maior, em função de mudanças nas categorias. “Aumento sem nenhuma consulta aos empresários dos dois setores”, registrou Westphalen.
O parlamentar observa que a maioria dos dois setores é constituída de pequenos e microempresários. “A hotelaria e a gastronomia são setores que não podem trocar o ser humano por máquinas”, alertou. Para o deputado, a medida, se aprovada, deverá gerar desemprego e redução nos investimentos. Os estabelecimentos empregam mais de 150 mil funcionários e contribuem com parcela expressiva na arrecadação de impostos.

Medalha

O presidente do Sindpoa, Henry Chmelnitsky, e o presidente do Sindicato de Hotéis de Porto Alegre, Carlos Henrique Schmidt, receberam a Medalha da 53ª Legislatura.
Também prestigiaram o Grande Expediente, o presidente da regional gaúcha da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis/RS, Abdon Barretto Filho, o jornalista Armando Burd, vereadores e empresários do setor.

Apartes

Manifestaram-se em apartes, em nome de suas bancadas, os deputados Miki Breier (PSB), Lucas Redecker (PSDB), Cassiá Carpes (SDD), Aldacir Oliboni (PT), Mano Changes (PP), Luis Augusto Lara (PTB) e Giovani Feltes (PMDB).

Fonte: Assembleia Legislativa


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-03-29 05:56:07 - 1711691767
Já foi!