Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Bahia Plaza Hotel participa de evento do Projeto TAMAR dia 20 de fevereiro, data de comemoração de soltura de 25 milhões de filhotes de tartarugas e lançamento do CD “Tamarear” de Milton Nascimento

TAMAR comemora soltura de 25 milhões de filhotes

O Bahia Plaza Hotel, localizado na Costa dos Coqueiros, em Camaçari, vai participar no dia 20 de fevereiro de iniciativa do Projeto TAMAR de proteção às tartarugas marinhas: o evento será nacional de soltura de filhotes em comemoração simbólica à liberação de 25 milhões da espécie. Serão realizadas solturas simultâneas neste dia com horário por todas as bases do TAMAR, uma das quais na praia do Hotel. O acontecimento será realizado às 16h30min. O Bahia Plaza é um parceiro do TAMAR desde a sua inauguração no verão de 2005/06, dando apoio, respaldo e total proteção às tartaruguinhas, criando inclusive uma área especial na sua praia onde são respeitadas todas as condições necessárias para a reprodução dos bichinhos.
“Você sabia que em uma só noite, no auge do verão, o litoral brasileiro produz aproximadamente 25 mil filhotes de tartarugas marinhas? Este número era impossível de imaginar no início dos anos 80. Pelo processo natural da vida dessas espécies apenas uma ou duas de cada mil dessas tartaruguinhas vão sobreviver”, conta o oceanógrafo Guy Marcovaldi, fundador e coordenador no Projeto TAMAR.

Número especial
O lançamento do CD ‘Tamarear’ (20/02) que Milton Nascimento e Dudu Lima Trio fizeram em homenagem aos 35 anos do TAMAR será a celebração em “jazz maior” da marca de 25 milhões de filhotes de tartarugas marinhas protegidos pelo Projeto até hoje no Brasil. O “Filhote 25 Milhões” vai iniciar a sua longa jornada rumo ao mar com a participação dos artistas e do público na Praia do Forte/BA, às 17h30min. Em mais oito estados onde o TAMAR está presente, filhotes recém-nascidos e tartarugas reabilitadas serão soltos no mesmo horário, em um movimento sincrônico coletivo pela proteção a esses animais ainda ameaçados de extinção.
“Nada será como antes, pois tem muito mais tartarugas no mar”, comemora Guy Marcovaldi. E este é o principal motivo das comemorações: muitos nascimentos significam mais chances de sobrevivência para as cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem em nosso país, explica. Do Ceará a Santa Catarina, este 20 de fevereiro de 2016 ficará para sempre na memória dessa geração de aliados dos oceanos, que viu o sonho do início da recuperação das tartarugas marinhas se tornar realidade.

A soltura de tartarugas marinhas pelo projeto Tamar na Praia de Busca Vida: segurança para os filhotes, que podem ser obervados pelos hóspedes do Bahia Plaza Hotel em algumas épocas do ano.

A soltura de tartarugas marinhas pelo projeto Tamar na Praia de Busca Vida: segurança para os filhotes, que podem ser obervados pelos hóspedes do Bahia Plaza Hotel em algumas épocas do ano.

Nova geração
Em 2015, como resultado do constante esforço do trabalho de conservação no litoral, o TAMAR comemorou a ocupação das praias brasileiras por uma nova geração de jovens fêmeas de tartarugas marinhas, comprovando cientificamente o início da recuperação dessas espécies em nosso país. Dados analisados de 2010 a 2015 indicam o crescimento de 86,7% no número de filhotes nascidos em relação ao quinquênio anterior. Mesmo com a conquista, estimou-se que no último ano apenas 7.350 fêmeas estiveram em processo de reprodução, número pequeno, segundo Marcovaldi, mas uma grande vitória, já que no início eram poucas centenas na iminência de desaparecerem.

Originado do Museu Oceanográfico de Rio Grande, no RS, com apoio dos órgãos ambientais federais, o Projeto TAMAR constatou que até o começo dos anos de 1980, a matança de fêmeas de tartarugas marinhas e o consumo de quase todos os ovos por pescadores praticamente interrompeu o ciclo de vida desses animais no Brasil. Em 1981, um pequeno grupo de oceanógrafos conseguiu viabilizar o nascimento de 2 mil filhotes e com a parceria da Petrobras desde 1983 ampliou anualmente o número de tartarugas protegidas. Até hoje, 25 milhões de filhotes já foram para o mar graças à proteção do TAMAR. Por fatores naturais, apenas um ou dois em cada mil vão sobreviver, pois mesmo ao nascerem em segurança, é no mar onde passam a maior parte da vida e acontece a maioria dos problemas que serão obrigados a enfrentar, até que em 30 anos consigam atingir a idade adulta para começarem a se reproduzir.

As tartarugas marinhas que hoje se reproduzem no Brasil precisam prosseguir em um mundo cheio de perigos, e por isso esses animais ainda ameaçados de extinção precisam do apoio de toda a sociedade. Redes de pesca, anzóis, degradação de áreas de desova, fotopoluição e a poluição dos oceanos, além das mudanças climáticas, são os principais inimigos das tartarugas e podem interromper a chance de recuperação das cinco espécies que ocorrem no nosso país.

“Tamarear”, verbo criado por Lenine
O TAMAR usa a música de diversas maneiras para aproximar cada vez mais pessoas da conservação das tartarugas marinhas e assim sempre conta com muitos artistas para chamar ainda mais a atenção do público e fazer novos aliados. Milton é um dos grandes amigos e inspiradores do TAMAR, faz parte da família há muito tempo, embalando os corações de estudantes desde o começo, lembra Marcovaldi. Junto com ele, o contrabaixista mineiro Dudu Lima (compositor, instrumentista e arranjador), destaque da música instrumental brasileira contemporânea, ao lado de Ricardo Itaborahy (piano, teclados, vocais) e Leandro Scio (bateria e percussão) são fortes parceiros na proteção às tartarugas.

O grupo de amigos deu uma pegada “Mineiro-Brazilian-Jazz”, explorando as sonoridades das cordas, dos vibrantes tambores, das vozes profundas, dos dedos ligeiros, a ‘Nada Será como Antes’, ‘Clube da Esquina Nº2’, ‘Travessia’, ‘Gran Circo’, entre outros clássicos da longeva carreira de Milton, e mais duas especiais em parceria com o guitarrista norte-americano Stanley Jordan. A releitura comemorativa e músicas inéditas farão parte da apresentação no TAMAR, numa bela noite de sábado à beira-mar na Bahia.

Projeto TAMAR
Criado há 35 anos, o Projeto TAMAR é uma soma de esforços entre a Fundação Pró-Tamar e o Centro TAMAR/ICMBio. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 25 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha do mundo, seu trabalho socioambiental, desenvolvido com as comunidades costeiras, serve de modelo para outros países. O Projeto Tamar tem o patrocínio oficial da Petrobras desde 1983, através do programa Petrobras Socioambiental, o apoio do Bradesco Capitalização, e nos nove estados brasileiros onde atua recebe diversos apoios locais.

Serviço
Solturas
Soltura do “Filhote 25 Milhões” e de tartarugas nas praias brasileiras onde tem TAMAR
Data e horário: 20/02/2016, às 16h30min, horário local de cada cidade.
Locais: do Ceará a Santa Catarina, siga pelo litoral.
Ingressos: grátis
Mais informações:
BAHIA – Praia do Forte: (71) 3676.0321;
SERGIPE – Oceanário de Aracaju: (79) 3214.3243/6126;
PERNAMBUCO – Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha: (81) 3619.1171/1174;
RIO GRANDE DO NORTE – Pipa: (84) 4103.1967;
CEARÁ – Almofala: (88) 3667.2020;
ESPÍRITO SANTO – Vitória (27) 3225.3787;
RIO DE JANEIRO – Bacia de Campos: (22) 2747.5277;
SÃO PAULO – Ubatuba: (12) 3832.6202/7014.4046;
SANTA CATARINA – Florianópolis: (48) 3236.2015

Lançamento do CD “Tamarear”
Com Milton Nascimento e Dudu Lima Trio.
Data e horário: 20/02/2016, a partir das 20h, com abertura da banda Casco Cabeça.
Local: Centro de Visitantes Projeto TAMAR Praia do Forte, Mata de São João, Bahia.
Ingressos: R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia) venda no local e
MR BEER CERVEJAS
Instagram @mrbeersalvador
salvadorshopping@mrbeercervejas.com.br
Lojas:
SALVADOR SHOPPING – Piso L1
Tel.: (71) 3166.2588
SHOPPING PARALELA – 2º piso
Tel.: (71) 3179.2588
Mais informações: (71) 3676.0321 e centrodevisitantes@tamar.org.br
Visite www.tamar.org.br


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-04-20 11:43:59 - 1713613439
Já foi!