Entre os meses de julho e novembro, as baleia brancas costumam frequentar o litoral sul do Estado
Todos os anos, entre julho e novembro, é temporada de baleias em Santa Catarina. Os animais que frequentam principalmente o litoral Sul do Estado são as baleias francas. Durante o verão no Brasil, elas deixam para trás as águas geladas da Antártica e buscam regiões costeiras para acasalar, parir e amamentar seus filhotes nascidos no ano anterior. Antigamente elas podiam ser vistas desde a divisa com o Uruguai até a Bahia. Porém, hoje a área de restringe quase que apenas à região Sul.
Quer saber mais sobre as baleias?
Uma das características mais interessantes das baleias francas é que elas são costeiras, ao contrário da Jubarte, também comum em águas brasileiras. Então, é possível vê-las em Santa Catarina da areia da praia mesmo, de pertinho. Normalmente o que se vê são mães e filhotes nadando lado a lado. Muitas vezes com a nadadeira ou cauda para fora d’água. Com sorte, dá para ver até alguns saltos. Já pensou assistir a um espetáculo desses? As fêmeas da baleia franca podem medir até 17 metros de comprimento. Os machos, para surpresa, são um pouco menores. Para se ser uma ideia, ela é praticamente do tamanho de um ônibus, daquele estilo sanfona, sabe? E podem pesar mais de 60 toneladas.
A região onde as Baleias Francas são mais frequentes pertence, desde o ano 2000, a uma APA (Área de Proteção Ambiental). Ela começa em Florianópolis e se estende até o sul do Estado, na Praia do Rincão – quase divisa com o Rio Grande do Sul. A melhor região para observá-las vai da Guarda do Embaú até o Farol de Santa Marta, em Laguna. Nesse trecho, inclusive, surgiu o roteiro turístico chamado Rota da Baleia Franca.
Dica: Para observá-las melhor, busque locais elevados. Leve um binóculo, se tiver, ou uma boa câmera com zoom. Há muitas pedras e trilhas pelas montanhas da costa dessa região, onde fica mais fácil avistá-las. Quer saber mais sobre as baleias? Acesse www.baleiafranca.org.br.
Fonte: essemundoenosso.com.br – turismo.sc.gov.br
Comentários