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BLOG

Bienal do Mercosul lança blog sobre novidades do evento. Rede Plaza apoia a iniciativa

A equipe curatorial da 8ª Bienal do Mercosul, prevista para os meses de setembro a novembro, lançou um blog para compartilhar com o público o dia-a-dia da concepção e produção do evento. Os posts são escritos pelos próprios curadores e estão disponíveis em português ou espanhol, conforme o idioma de origem de cada um. O endereço é www.bienalmercosul.art.br/blog.

Um dos primeiros textos foi postado pelo curador-geral José Roca, que propõe algumas reflexões sobre o ofício de curar uma exposição e sobre o modelo de Bienal. Os curadores irão utilizar a ferramenta também como uma espécie de diário das viagens de pesquisa, que a equipe vem realizando desde novembro de 2010 pelo Rio Grande do Sul e pela América Latina. Em uma segunda etapa, o blog vai agregar diferentes relatos, entrevistas com artistas, o processo de montagem da Bienal, entre outros temas. Além do curador-geral, a equipe curatorial da 8ª Bienal do Mercosul é composta de outros seis profissionais latinoamericanos: Pablo Helguera (México) – curador pedagógico, Alexia Tala (Chile), Cauê Alves (Brasil) e Paola Santoscoy (México) – curadores adjuntos, Aracy Amaral (Brasil) – curadora convidada e Fernanda Albuquerque (Brasil) – curadora assistente. Sob o título Ensaios de Geopoética, a 8ª edição da Bienal trata da territorialidade e sua redefinição crítica a partir de uma perspectiva artística. Vai reunir artistas que desenvolvem obras relevantes para o tema, partindo das perspectivas geográfica, política e cultural para discutir noções de localidade, nação, identidade, território, mapeamento e fronteira. O projeto também aborda a cidade de Porto Alegre, sede da Bienal do Mercosul, como lugar a ser descoberto e ativado através da arte. Esta temática será aplicada nas exposições e em outras estratégias de ativação, além de permear as ações do Projeto Pedagógico. A Bienal do Mercosul tem apoio e parceria da Rede Plaza de Hotéis. Os espaços expositivos da 8ª Bienal do Mercosul são os Armazéns do Cais do Porto, o Santander Cultural, o MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul, além de diversos espaços da capital e outras cidades do RS. Em breve serão definidas as ações educativas e a data para a apresentação pública do projeto curatorial completo. Uma das exposições confirmadas é a do chileno Eugenio Dittborn, homenageado desta edição. Artista referencial da América Latina, sua obra é baseada na transterritorialidade, no nomadismo e nas estratégias para subverter fronteiras e penetrar nos centros sem deixar-se neutralizar por eles. A exposição, prevista para acontecer no Santander Cultural, vai mostrar as Pinturas Aeropostais – obras de ampla riqueza iconográfica, com uma presença visual e material contundente – que o artista desenvolve desde os anos 80 misturando desenho, costura, pintura e colagem. O MARGS vai abrigar a mostra Morada ao Sul, que será organizada pela curadora convidada Aracy Amaral. Morada ao Sul trará uma visão crítica da paisagem do sul do Brasil através da apresentação de elementos de acervos locais como mapas, pinturas, fotografias, livros, objetos e documentos de viagens exploratórias. Ao mesmo tempo, apresenta um olhar múltiplo sobre o território através de artistas brasileiros contemporâneos, em particular gaúchos, assim como de artistas da America Latina. A logomarca da 8ª Bienal do Mercosul foi criada pelos artistas e designers gaúchos Angela Detanico e Rafael Lain. A construção da marca toma como ponto de partida o Dymaxion map – mapa-múndi criado por Buckminster Fuller – que apresenta os continentes sem fronteiras políticas e os representa na sua verdadeira magnitude, formando um poliedro que pode ser montado tridimensionalmente. Segundo o curador-geral José Roca, “Detanico e Lain decompõem o sólido platônico de Fuller em seus componentes geométricos básicos (triângulos e quadrados) e o recompõem para propor um ‘8’, que corresponde à oitava edição da Bienal do Mercosul. Nesse logotipo, os fragmentos de território estão sugerindo um mapa novo e mutável”. Nas diversas aplicações da marca, o público poderá ver diferentes configurações, fazendo referência a um território em constante reconfiguração. O mesmo princípio combinatório foi utilizado pelos designers para propor um tipo de letra especial, chamado Polígona, que será usado em todo o material gráfico da Bienal. Saiba mais sobre os designers da marca em www.detanicolain.com. Acesse www.bienalmercosul.art.br para acompanhar as novidades do projeto.   Fundação Bienal do Mercosul Criada em 1996, a Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, que tem como missão desenvolver projetos culturais e educacionais na área de artes visuais, adotando as melhores práticas de gestão e favorecendo o diálogo entre as propostas artísticas contemporâneas e a comunidade. Nos anos ímpares, a Fundação promove o evento Bienal do Mercosul, reconhecido como o maior conjunto de eventos dedicados à arte contemporânea latino-americana no mundo, oportunizando o acesso à cultura e à arte a milhares de pessoas, de forma gratuita.   Ao longo de sua trajetória, a Fundação Bienal do Mercosul sempre teve como missão a ênfase nas ações educativas e os seguintes princípios norteadores: foco na contribuição social, buscando reais benefícios para os seus públicos, parceiros e apoiadores; contínua aproximação com a criação artística contemporânea e seu discurso crítico; transparência na gestão e em todas as suas ações; prioridade de investimento em educação e consolidação da Bienal como referência nos campos da arte, da educação e pesquisa nessas áreas.   Em catorze anos de existência, a Fundação Bienal do Mercosul realizou sete edições da mostra de artes visuais, somando 444 dias de exposições abertas ao público, 57 diferentes exposições, 3.882.672 visitas, acesso totalmente franqueado, 1.034.898 agendamentos escolares, 180.089 m² de espaços expositivos preparados, áreas urbanas e edifícios redescobertos e revitalizados, 3.664 obras expostas, intervenções urbanas de caráter efêmero e 16 obras monumentais deixadas para a cidade, 138 patrocinadores e apoiadores ao longo da história,  participação de 1.261 artistas, mais de mil empregos diretos e indiretos gerados por edição, além de seminários, palestras, oficinas, curso para professores, formação e trabalho como mediadores para 1.248 jovens. A Diretoria e os Conselhos de Administração e Fiscal da Fundação Bienal do Mercosul atuam de forma voluntária.   Todos os eventos e ações da Fundação são oferecidos gratuitamente ao público, com recursos incentivados por uma grande rede de patrocinadores, parceiros e apoiadores.


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2024-04-19 16:35:35 - 1713544535
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