Você já se perguntou onde uma determinada espécie animal vive? Como ela se reproduz? Qual a sua longevidade? O que ela come ou qual sua função nos ecossistemas? Parecem ser perguntas simples de responder, mas não é bem assim! Perguntas como estas são respondidas apenas através de extensas pesquisas biológicas, sendo muitas vezes necessário um grande esforço em campo por parte dos pesquisadores para acompanhar os animais em seu habitat natural e esclarecer estes pequenos mistérios. Mesmo após séculos de estudos biológicos, algumas espécies comuns ainda carecem de certas informações básicas sobre a sua história natural.
Foi com o intuito de preencher estas lacunas de conhecimento que os biólogos do Plaza Caldas da Imperatriz Resort & Spa desenvolveram um estudo sobre a alimentação do capitão-de-saíra (Attila rufus), uma espécie de ave endêmica do bioma Mata Atlântica. Para isso, utilizaram três abordagens diferentes, incluindo revisão de literatura, revisão de fotografias depositadas em sites de ciência cidadã (como WikiAves e e-Bird) e observações em campo. As observações de campo foram realizadas nas matas do Plaza Caldas, por meio do monitoramento de presas usadas para alimentar filhotes de dois ninhos encontrados na primavera e verão de 2023/24.
Os resultados do estudo indicam que a dieta do capitão-de-saíra é baseada principalmente em pequenos vertebrados, especialmente anuros (pererecas e rãs), e também em grandes artrópodes, como mariposas, cigarras e aranhas. Frutas também podem ser consumidas, mas sua importância na dieta da espécie é pequena. Como conclusão, descobriram que o capitão-de-saíra é uma ave essencialmente carnívora-insetívora e um dos pássaros (passeriformes) da Mata Atlântica mais especializados na predação de vertebrados, tendo um papel fundamental no controle populacional de suas presas.
O estudo completo foi publicado na revista científica Ornithology Research e foi conduzido pelo biólogo do Plaza Caldas, Guilherme Willrich, e pela estudante de biologia da Universidade Federal de Santa Catarina, Denise Ferreira de Carvalho, que realiza estágio científico no Plaza Caldas. O acesso ao estudo pode ser feito através dos links: https://doi.org/10.1007/s43388-024-00210-3 ou https://rdcu.be/dZnTN
Texto e foto: Guilherme Willrich (@gwillrich).
*Uma espécie endêmica é aquela espécie animal ou vegetal que ocorre somente em uma determinada área ou região geográfica.
Comentários