As borboletas deixam os jardins do Plaza Caldas da Imperatriz muito mais coloridos
Nos meses de março, abril e maio, os jardins do Plaza Caldas da Imperatriz, Resort & SPA ficam caracterizados pela abundante e colorida revoada das borboletas, que em seu voo leve e coreográfico, sobre as flores, buscam néctar ou atração do parceiro para acasalamento.
O Resort, por receber abundante número e espécies diferentes de borboletas, é considerado um verdadeiro borboletário à céu aberto, atraídas, principalmente pela variedade de flores produtoras de néctar, como as lantanas, ixoras e eufórbias e, também, pela proximidade com a Mata Atlântica preservada do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.
No Brasil existem mais de 3 mil espécies de borboletas, das quais, mil são identificadas na Mata Atlântica e, na região do Plaza Caldas da Imperatriz, cerca de 300 espécies, uma quantidade bem razoável e impressionante para quem ama ver seu colorido e beleza.
Muitas espécies de borboletas são consideradas indicadoras de qualidade ambiental ou equilíbrio ecológico, por serem sensíveis à devastação ambiental, à fragmentação de habitat, à poluição e outros tipos de estressores que degradam a biodiversidade. Existem espécies de borboletas que dependem de uma única espécie de planta, onde põem seus ovos, dos quais eclodem pequenas larvas, que imediatamente começam a se alimentar das mesmas folhas onde foram postos os ovos, crescendo rapidamente e acumulando energia para formar o casulo, de onde, após completar a metamorfose, emergirá uma bela borboleta.
Além da importância das borboletas no equilíbrio ecológico dos ecossistemas, principalmente relacionado à polinização das flores, existe grande interesse do ecoturismo de observação nesses insetos, principalmente turistas estrangeiros, que usam o termo Butterfly Watching (Observação de Borboletas) para designar tal atividade de lazer.
No Plaza Caldas os hóspedes se encantam, contemplando e fotografando nossas maravilhosas borboletas.
Texto e fotos do biólogo Fernando Brüggemann do Plaza Caldas da Imperatriz
Comentários