Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Conheça a história de Campina Grande do Sul (PR) e Campina Grande (PB)

No Paraná, onde está localizado o Plaza Ecoresort Capivari, um dos destaques da região é a Represa Capivari Cachoeira

Campina Grande do Sul é onde está localizado o Plaza Ecoresort Capivari. A cidade, que fica no estado do Paraná, muitas vezes é confundida com Campina Grande, na Paraíba. No Paraná, um dos destaques da região é a Represa Capivari Cachoeira, que faz parte do complexo Capivari-Cachoeira, da Usina Hidrelétrica Parigot de Souza, para geração de energia elétrica. Ela é a única represa da região e, por ser um local muito bonito, possui diversas casas de veraneio em sua margem. O local também é muito frequentado por turistas, que podem pescar e fazer passeios náuticos. A região tem como característica a Mata Atlântica, localizada ao redor do litoral paranaense.

Em 1666 surgiu o povoado de Campina Grande do Sul. O local era uma pequena região que pertencia ao Município de Arraial Queimado (Bocaiúva do Sul). Em 1873, foi criada a freguesia (nome dado a um povoado quando ele passava a ter a presença de um padre) de Campina Grande, com a invocação de São João Batista. Em 1880, a vila de Campina Grande passou a chamar-se Vila Glycerio. Em 1881, os moradores da Vila Glycerio fizeram um movimento pedindo a mudança do nome da localidade, que voltou a ser chamada de Vila da Campina Grande.

Em 1883, a freguesia de Campina Grande foi elevada à categoria de vila (local em que ficava a sede do governo do município), desmembrando-se do município de Arraial Queimado. No dia 22 de março de 1884, foi instalada a Câmara Municipal da Vila da Campina Grande e foram eleitos os primeiros vereadores. Em 1892 foi eleito o primeiro prefeito. Em 1939, o Município de Campina Grande foi extinto e a região passou a ser Distrito, em parte de Piraquara e em parte de Bocaiúva do Sul.

Em 1943, pela Lei n° 199 de 30 de dezembro, o nome de Campina Grande foi mudado para Timbú, continuando a ser distrito do município de Piraquara. A partir de 1951, com a Lei n° 790, a região voltou a ser município, ainda com o nome de Timbú. Em 1956, por reivindicação da população, o município recebeu o nome de Campina Grande do Sul.

Paraíba

 

Já a história da urbanização da cidade de Campina Grande, na Paraíba, tem um forte vínculo com suas atividades comerciais desde os primórdios (1697) até os dias atuais. Primeiro, a cidade foi lugar de repouso para tropeiros e, em seguida, se formou uma feira de gado e uma grande feira geral (grande destaque no Nordeste). Posteriormente, a cidade deu um grande salto de desenvolvimento devido à cultura do algodão, quando Campina Grande chegou a ser a segundo maior produtora de algodão do mundo. Atualmente, a cidade tem grande destaque no setor de informática e desenvolvimento de softwares.

Paraíba

Uma das grandes diferenças entre as duas cidades é a população. Enquanto Campina Grande do Sul possui, aproximadamente, 42 mil habitantes, a cidade de Campina Grande, na Paraíba, é de mais de 400 mil habitantes, segundo dados do IBGE.

Se for visitar Campina Grande do Sul, os melhores serviços de hospedagem você garante no Plaza Ecoresort Capivari. Aproveite!


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-04-25 20:36:40 - 1714077400
Já foi!