Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Carnaval: um dos feriados mais esperados do ano

O Carnaval é considerado uma das festas mais populares (e animadas) do mundo. Você sabe onde ele começou?

Animação, música, festa, azaração, escolas de samba, trios elétricos, frevo, praia, sol, descanso, cidade vazia e trânsito tranquilo… essas são algumas palavras que definem o Carnaval para a maioria das pessoas. Quais são as que se encaixam para você, neste feriado tão aguardado por muitos todos os anos?

O Carnaval é considerado uma das festas mais populares (e animadas) do mundo. Sua origem é incerta, mas acredita-se que tenha surgido na Grécia, por volta do ano 520 A.C. Era uma festa em que o vinho era fundamental e as pessoas se reuniam em nome do deus Dionísio com a única intenção de se divertir, celebrar a chegada da primavera e a fertilidade. Esse tipo de comemoração se tornou popular em Roma durante os primeiros séculos da era cristã. Personagens como Rei Momo, pierrô e colombina também vieram do continente europeu. Na Itália e na França, por exemplo, os carnavalescos desfilavam usando máscaras e fantasias.

Carnaval na Itália

O Carnaval de Veneza com trajes e máscaras nobres, as “maschera nobile”, característicos do século XVIII.

Já no Brasil, ela começou no entrudo (os três dias que precedem a entrada da Quaresma) português, mas, no passado, a celebração da data acontecia com as pessoas jogando água, ovos e farinha umas nas outras. E os carros alegóricos? Bom, no final do século XX, os corsos (desfiles de veículos ornamentados) ganharam as ruas e se tornaram populares. Assim, as pessoas saiam de casa fantasiadas, de carro, e desfilavam pela cidade. Em seguida vieram as marchinhas, o que deixou a festa ainda mais popular.

Carnaval no Rio

O Carnaval no Rio de Janeiro com o colorido das fantasias e a imponência dos carros alegóricos.

A primeira escola teve origem no Rio de Janeiro, com o nome de Deixa Falar, que hoje é a Estácio de Sá. A partir daí o Carnaval de rua começou a ganhar um novo formato e surgiram novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo.

O carnaval de rua manteve suas tradições originais na região Nordeste do Brasil. Em cidades como Recife e Olinda, as pessoas saem às ruas durante o carnaval no ritmo do frevo e do maracatu. Os desfiles de bonecos gigantes, em Recife, são uma das principais atrações desta cidade durante o carnaval. Na cidade de Salvador, existem os trios elétricos, embalados por músicas dançantes de cantores e grupos típicos da região. Na cidade destacam-se também os blocos negros como o Olodum e o Ileyaê, além dos blocos de rua e do Afoxé Filhos de Gandhi.

Carnaval no Nordeste

O Carnaval nordestino de rua regado a frevo e maracatu e a festa dos trios elétricos na Bahia.

Vai curtir o Carnaval onde? Não importa o lugar, cuide-se. Preste atenção se for pegar a estrada, alimente-se bem, beba bastante água, ande com dinheiro suficiente para o dia e o mínimo de documentos. Se ficar na cidade, lembre-se de que as ruas estão mais vazias e tenha atenção redobrada ao entrar e sair de casa ou qualquer estabelecimento.
Agora, se desejar passar o feriado num local seguro para sua família, a Rede Plaza de Hotéis, é sua melhor opção. Confira em www.plazahoteis.com.br.


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-04-20 01:39:31 - 1713577171
Já foi!