Que tal curtir esses dois locais e fazer um programa diferente?
As férias podem ter acabado, mas ainda restam alguns dias de verão. Às vezes, acabamos curtindo os mesmos lugares, e nossos dias na estação mais quente do ano se resumem a pegar a estrada e ir para a praia. Mas o litoral tem belezas diferentes, que acabam passando despercebidas.
Que tal conhecer duas cascatas distantes, aproximadamente, 1h30 de Porto Alegre e do Plaza São Rafael Hotel? Pode não ter mar nem areia, mas a vista é de tirar o fôlego. Estamos falando da Cascata Garapiá e da Cascata Borússia.
Cascata do Garapiá
Ela é uma das mais conhecidas da região: um local lindo, de águas límpidas e refrescantes.
Localizada em uma propriedade particular, na localidade de Barra do Ouro, a 13 quilômetros do centro do município de Maquiné. Dali, são outros 11 quilômetros por uma estrada de chão cercada pela Mata Atlântica até o ponto exato da queda. A cachoeira tem 12 metros de altura e pode alcançar 3 metros de profundidade. Porém, não possível chegar de carro até a piscina natural. É preciso caminhar por cerca de 15 minutos. A entrada é gratuita e no local não há mercados, então leve água e lanches. A única exigência é que os turistas recolham todo o lixo que produzirem. Ah, não há sinal de telefone ou internet, então prepare-se para passar um dia off-line.
Cascata da Borússia
É só sair de Porto Alegre pela Freeway. Quando as lagoas e os cataventos começarem aparecer, é sinal de que você estará chegando. Depois, basta seguir as placas. O acesso ao local é fácil e asfaltado. Alguns mais aventureiros sobem de bike. Assim que chegar, basta alguns passos para encontrar a água. Aí, uma caminhada em meio à natureza, seguindo o curso do rio, e você chega no cantinho mais disputado: a cascata principal, a da Borússia. Você pode tomar banho em suas águas geladinhas e curtir. E não acaba por aí: no alto do morro, há um mirante com visual panorâmico privilegiado do Litoral Norte. Da plataforma é possível ver o parque eólico, as lagoas e as praias mais próximas. Há, ainda, uma rampa com voo livre, uma das grandes atrações do local.
Para entrar é preciso pagar, pois é este valor que mantém a manutenção do local. Na região há restaurantes e a média de preço do buffet varia entre R$ 30 a 50 por pessoa.
Ótimas pedidas para um programa diferente, não é mesmo? Aproveite mais alguns dias de verão e vá conhecer esses lugares, de beleza deslumbrante.
Comentários