Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Faça um passeio a pé pelo Centro de Porto Alegre

Passeio a pé pelo Centro de Porto Alegre

Para quem está hospedado no Plaza São Rafael, em Porto Alegre, e é fã do turismo local a pé, fizemos um roteiro especial. O Centro oferece lindos passeios e ótimas opções para curtir a cidade entre um local e outro. Confira:

 

O bacana é ter um ponto de partida. Portanto, nossa sugestão é caminhar por volta de 15 minutos até a avenida Borges de Medeiros, esquina com a avenida Duque de Caxias. A primeira parada é no Viaduto Otávio Rocha. De lá, vá subindo para chegar até o Museu Júlio de Castilhos, um prédio de 1887, que foi moradia do político gaúcho. No quarteirão acima está a Catedral Metropolitana. Valem alguns minutos para admirá-la. Sua cúpula, por exemplo, tem 75 metros de altura e 18 de diâmetro. Ali em frente fica a Praça da Matriz, conhecida também como Praça dos Três Poderes, por ter no seu entorno o Palácio da Justiça, o Palácio Farroupilha, onde funciona a Assembleia Legislativa, e o Palácio Piratini. No centro da praça está o Monumento a Júlio de Castilhos, todo de bronze, inaugurado em 1913. Atrás do Palácio da Justiça fica a Biblioteca Pública. Em sua frente o Theatro São Pedro.

De lá, uma caminhada de mais 10 ou 15 minutos leva até a Usina do Gasômetro, uma antiga termelétrica que foi transformada em centro cultural, com teatro, cinema, auditórios e salas para exposições. Como fica às margens do lago, tem Wi-Fi grátis e vários cafés. Ótima para uma boa parada. Dali, volte para a Rua da Praia até a Igreja Nossa Senhora das Dores, a mais antiga da capital. Nesta região há muitos prédios históricos. Se a fome bater, a rua oferece muitos restaurantes. Se der pra aguentar um pouquinho, espere até chegar no Mercado Público. Mas, antes dele, passe na Casa de Cultura Mario Quintana (antigo hotel Majestic), onde o escritor morou por 15 anos. Seguindo um pouquinho mais, chega-se ao Museu da Comunicação. Ao atravessar a rua está a Praça da Alfândega, com diversos prédios históricos ao seu redor. O Margs (Museu de Arte do Rio Grande do Sul) é um deles. Outro prédio é o Memorial do Rio Grande do Sul. E, então, o Santander Cultural.  Ao seguir pela rua 7 de Setembro até a Praça Montevidéu está o Paço Municipal, onde funciona a Prefeitura, desde 1901.

Aí, é só atravessar a rua e chegar ao Mercado Público. São mais de cem lojas de tudo o que é tipo de produto, além de restaurantes e cafeterias. Este é um passeio que pode levar horas, portanto almoce antes, dependendo de sua fome.

Depois desse longo dia e desta caminhada pelos principais pontos turísticos do Centro da cidade, onde está localizado o Plaza São Rafael Hotel, volte ao hotel e desfrute de todo o conforto que só o Plaza oferece. Reserve e aproveite!

 

Centro de Porto Alegre

Museu Júlio de Castilhos, Theatro São Pedro, Praça da Matriz, Praia até a Igreja Nossa Senhora das Dores, Casa de Cultura Mario Quintana, Margs, Mercado Público, Praça Montevidéu


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-04-25 21:17:11 - 1714079831
Já foi!