Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Vai casar? Saiba tudo sobre cerimônia tradicional

Para quem busca uma cerimônia tradicional, o ideal é contratar um cerimonialista, que ajudará a organizar a forma como tudo será feito

Está apaixonado (a) e começando a organizar seu casamento? Pois todas as unidades da Rede Plaza oferecem espaços especiais para a sua festa. Se você quer uma cerimônia tradicional, o ideal é contratar um cerimonialista, que lhe ajudará a organizar a forma como tudo será feito, além de supervisionar o grande dia.

Na lista a seguir, você confere as tarefas que geralmente devem acontecer.

Recepção dos convidados

Antigamente havia a regra de que os pais e o próprio noivo deveriam recepcionar os convidados na cerimônia. Hoje esta regra não é tão rígida, até porque o noivo também pode chegar em cima da hora por ser um dos destaques. A recepção dos convidados pode ser feita pela equipe do cerimonial ou até mesmo pelos pais do noivo, que geralmente chegam antes. A recepção dos convidados sempre deve ser feita.

 

Cortejo da cerimônia religiosa

A ordem do cortejo pode variar de acordo com o estilo e local da cerimônia, mas na maioria das vezes é feito na sequência tradicional.

1.Mãe da noiva e pai do noivo.

2.Padrinhos e madrinhas.

3.Noivo e a sua mãe.

4.Damas e pajens.

5.Noiva e o seu pai.

Cerimônia tradicional

Regras de entrada

A ordem de entrada é sempre definida pelo grau familiar.

Se os padrinhos forem somente amigos, os noivos decidem a ordem de entrada.

As mulheres entram pelo lado esquerdo, sendo a noiva a única a entrar no lado direito.

Os homens devem entrar pelo lado esquerdo, sendo o noivo o único a entrar pelo direito.

É sugerido que a noiva fique de mãos dadas com o pai, para manter a postura perfeita e exibir o seu vestido.

Posicionamento no altar

Antes de definir o posicionamento no altar é importante analisar o tamanho do altar e se ele comporta a todos posicionados nele. Se o altar for pequeno, reserve a primeira fileira para as madrinhas e padrinhos, deixando somente os noivos, pais, damas e pajens. Se o altar puder comportar a todos, confira as normas ideais:

Lado direito: O noivo se posiciona no lado direito. Seus padrinhos e sua mãe devem se posicionar nesse lado. O pajem se posiciona nesse lado com as alianças e aguarda. O pai do noivo fica ao lado da mãe da noiva até a entrada da noiva.

Lado esquerdo: A noiva se posiciona no lado esquerdo. Suas madrinhas e o seu pai devem se posicionar nesse lado. Assim que o pai da noiva chega ao altar, o pai do noivo se dirige ao lado de sua esposa até o final da cerimônia. A daminha fica no lado da noiva, e se tiver idade suficiente pode segurar o buquê para a noiva.

Cerimônia tradicional

Cerimônia de Casamento

A cerimônia do casamento inicia da forma que os noivos definirem previamente, regida pelo padre ou celebrante escolhido. Após a introdução e alguns dizeres clássicos sobre fidelidade, respeito e reciprocidade, chega a hora dos votos de casamento. Os noivos se expressam nesse momento, e se os votos forem personalizados a cerimônia passa a ser mais emocionante ainda.

Após, o pajem entrega as alianças ao noivo. Os noivos trocam as alianças, conforme o celebrante informar. Assim feito, os noivos se beijam e estão oficialmente casados. Os noivos e padrinhos devem prestar suas assinaturas no livro, para que sejam testemunhas da união formal.

Saída dos noivos

A saída dos noivos pode ser feita na sequencia inversa à entrada, conforme as normas formais. Confira:

1.Noivos

2.Damas e pajens

3.Pais da noiva

4.Pais do noivo

5.Padrinhos

Cerimônia tradicional

Cerimonial da festa de casamento

É ideal pensar também nos acontecimentos da festa de casamento. Assim como na cerimônia de casamento, há profissionais que podem ajudar neste momento.

Cerimônia tradicional

Chegada dos noivos

Dependendo do estilo da festa, os noivos podem inovar na entrada da festa. Pode ser uma música agitada, uma dança ensaiada. Fica a critério do casal.

 

Discurso e brinde

O discurso é indispensável. É nesse momento que os noivos poderão agradecer formalmente a todos pela presença e apoio.

 Cerimônia tradicional

Primeira dança dos noivos

Um dos momentos mais especiais da comemoração. A primeira dança dos noivos é uma tradição lindíssima que ganha a atenção dos convidados e gera fotos maravilhosas.

Foto com os padrinhos

Antes de aproveitar a festa, reserve um tempinho para tirar fotos divertidas com os seus padrinhos. Lembre-se, eles são uma das pessoas mais especiais do grande dia. Registre!

Jantar de casamento

Na hora do jantar, os noivos devem se sentar nos seus lugares e aproveitar o cardápio escolhido. A alimentação é um detalhe importante para os noivos, não pule esta parte.

Cumprimentos e fotos

Antigamente era tradição que os noivos cumprimentassem cada convidado após o jantar, agradecendo pela presença e tudo mais. É um gesto lindo, mas se a sua festa tem 300 convidados você pode demorar muito tempo. A dica é fazer estes agradecimentos no discurso.

 

Jogar o buquê

Não abra mão dessa tradição, jogue o buquê! Você pode inovar na forma como vai fazer isso, prendendo o buquê em fitas cetim, quem tiver a última fita fica com o buquê! Ou você pode trançar o buquê em uma caixinha de acrílico, quem estiver com a chave certa fica com ele. Use a imaginação!

Cerimônia tradicional

Depois disso, é só curtir a festa junto das pessoas que você mais ama. Fale conosco aqui na Rede Plaza para saber mais sobre todos os serviços oferecidos em todos os hotéis da rede.

Fonte: www.aceitosim.com.br


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-04-23 14:55:54 - 1713884154
Já foi!