Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

O que você sabe sobre cerveja artesanal?

O Terrace Restaurante, no Plaza Blumenau Hotel, conta com um menu especial de cervejas artesanais para você curtir uma refeição incrível.

Gastronomia é um atrativo e tanto, não é mesmo? Deliciosas receitas que harmonizam com diferentes tipos de cervejas artesanais. O Terrace Restaurante, no Plaza Blumenau, conta com um menu especial com muita variedade para você curtir uma refeição incrível. Você gosta de cerveja artesanal, mas desconhece seu processo de fabricação? Aprenda conosco:

Cervejas artesanais

O primeiro passo da produção é a definição do estilo de cerveja a ser produzida. A partir daí, inicia-se a elaboração da receita com base nas características presentes no estilo. Os parâmetros que definem a cerveja são basicamente as estimativas de densidade inicial e final, teor alcoólico, cor e amargor.

 

Passo a passo de fabricação

 

Seleção e Moagem do malte

O malte deve ser cuidadosamente moído, de modo a ter apenas a casca “quebrada”, para facilitar a extração de amido e das proteínas.

 

Mosturação

Mistura do malte moído à água aquecida em temperatura controlada. O malte é hidratado e as enzimas ativadas, permitindo a conversão de amido em açúcares fermentáveis e proteínas em nutrientes.

 

Recirculação/clarificação e lavagem

Após elevar a temperatura a 76°C, o mosto deve ser filtrado através de um processo de recirculação ou clarificação, importante para tornar a cerveja mais límpida e com menos impurezas.

 

Fervura

Momento em que ocorre a caramelização de açúcares e esterilização do mosto. Nessa etapa são adicionados os lúpulos.

 

Resfriamento

Ele ocorre o mais rapidamente possível, diminuindo assim, às possibilidades de contaminação. O mosto é transferido a uma temperatura adequada ao tipo de fermentação desejada, para que a levedura possa ser acrescida sem causar variações extremas de temperatura.

 

Fermentação

As fermentações “Ale” (de alta fermentação) duram de 5 a 10 dias e trabalham a temperaturas de 15 a 23ºC. As fermentações “Lager” (de baixa fermentação) geralmente são mais longas, com uma temperatura de fermentação inicial de 8ºC a 15ºC.

 

Maturação

A maturação consiste em armazenar a cerveja em baixas temperaturas. Essa etapa é fundamental para que a cerveja atinja o seu equilíbrio. Ocorre a saturação do CO2, a clarificação através da decantação de partículas e resíduos da fermentação e maturação dos compostos que conferem à cerveja o aroma e sabor. A cerveja pode ser envasada em latas de alumínio, garrafas ou barris.

 

E os tipos de cervejas? Você conhece?

 

As cervejas são classificadas em Ales e Lagers, e o que as difere é a fermentação, sua coloração (clara ou escura) e o teor de álcool.

 

Família Lager

A mais consumida no Brasil. Estas cervejas se diferem pela fermentação no seu processo de fabricação. É conhecida como a família das cervejas de baixa fermentação, que são douradas e filtradas, mas possuem algumas versões mais escuras.

Existem algumas subdivisões no mundo cervejeiro:

Estilo light lager – ou pale lager

É a sub-divisão mais comum das cervejas lagers e apresentam tipos muito conhecidos pelo público brasileiro:

Pilsner

American lager

Premium lager

Helles

Dortmunder Export

Dry beer ou Japanese Rice Lager

 

Estilo dark lager

São cervejas escuras, com um baixo corpo, boa carbonatação e também apresentam teor de refrescância.

 

Estilo bock

Recomenda-se que seja consumida no inverno, pelo menos no Brasil. São conhecidas por serem cervejas lagers, com a coloração escura, saindo um pouco da tradição e com fortes características do malte, dando a elas notas de caramelo e de pão tostado.

 

Estilo european lager

Conhecido como um agrupamento de estilos europeus caracterizados por terem um maior teor alcoólico e também o mesmo tipo de fermentação:

Família Ale

O que diferencia uma ale e uma lager é o seu processo de fermentação, mais alto no caso da Ale. A fermentação ocorre dentro de um ambiente com temperaturas altas, entre 15º e 24º graus, em um tempo de três a cinco dias. Existem diferentes sub estilos dentro da Ale.

 

Estilo Pale Ale 

Foram criadas para competir com as cervejas pilsens na época da guerra. São suaves com toques amendoados, e também possui seus sub estilos:

 

Estilo Altibier

Cerveja Ale produzida na Alemanha e que é considerada uma cerveja velha, pois seu tempo para maturar é mais demorado.

 

Estilo Trigo 

São totalmente refrescantes e possuem baixo amargor com alta carbonatação. Podem apresentar aromas de banana, chocolate, malte torrado ou de especiarias:

 

Estilo porter 

Muito comum que se confunda com a Stout, ela é mais suave e seu teor alcoólico é um pouco mais baixo se comparado com a Stout. Esse tipo de cerveja tem um tom mais escuro e apresentam sabor e aromas de café, chocolate e caramelo.

 

Estilo stout 

Elas são escuras, quase negras, com sabor adocicado que lembra chocolate, café ou malte torrado. Tem alto teor alcóolico e pouca carbonatação. A Guiness é a principal cerveja desse estilo e é vendida no mundo inteiro.

 

Fonte: Missão Sommelier/ Homini Lúpulo


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-04-18 22:42:02 - 1713480122
Já foi!