Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais

BLOG

Coelhos: saiba mais sobre os representantes da Páscoa

Em época de Páscoa, que tal falarmos sobre o coelhinho?

Em época de Páscoa, que tal falarmos sobre o coelhinho? Conheça algumas características deste bichinho tão fofo, que você pode ver na minifazenda do Plaza Ecoresort Capivari, no Paraná.

 

Olhos

A coloração e o brilho dos olhos do coelho são dois dos mais importantes indicadores da saúde dele. Se você tem um bichinho em casa e algo não parecer normal, como um desbotamento da cor, manchas ou perda de brilho, consulte um veterinário de confiança imediatamente. Curiosidade: coelhos podem mover um olho de forma independente ao outro.

 

Nariz

Quando soltos na natureza, os coelhos são capazes de encontrar comida abaixo do solo através somente do seu olfato. Existe um certo mistério sobre por que os narizes dos coelhos se mexem o tempo todo. Especialistas afirmam seu olfato apurado os auxilia a coletar informações sobre o ambiente em que eles estão.

E você sabia que, ao contrário do que o senso comum acredita, coelhos praticamente não tem cheiro? O que causa a fama de malcheirosos é, na realidade, a falta de higiene na gaiola onde eles ficam. Uma gaiola mantida limpa, portanto, garante que seu bichinho não incomode com cheiros desagradáveis.

Coelho

 

Orelhas

As orelhas do coelho agem como satélites, permitindo que os pets escutem sons e sinais a longa distância! A audição deles é ainda mais forte do que o olfato.

 

Boca e dente

Você já sabe que coelhos são dentuços, mas aí também existe uma curiosidade: os dentes dele nunca param de crescer! Por conta disso, é importante que você ofereça a ele uma dieta completa e balanceada que, além de mantê-lo saudável, também permita que ele gaste os dentes e mantenha este crescimento constante sob controle. Dentes muito grandes podem se tornar um problema!

 Coelho

Pelagem

Os pelos do seu coelho devem ser sempre macios e brilhantes, por isso se certifique de escová-los periodicamente. A troca de pelos acontece naturalmente após os quatro meses de vida e, depois, pelo menos uma vez ao ano.

Perna e pata

Eles são capazes de correr mais de 56 quilômetros por hora. Suas pernas e patas são muito fortes, permitindo que eles corram e saltitem livremente. Na natureza, eles utilizam suas patas para agredir predadores e pular bem alto para alertar aos outros sobre algum perigo.

 

Sons

Coelhos são animais bastante calados, mas eles também podem emitir sons. Ainda que a maior parte seja de sons inaudíveis para nós, eles também podem guinchar bastante alto ao sentir dor.

 

Está pensando em ter um em casa?

Em geral, coelhos são silenciosos. Uma das preocupações de quem mora em apartamento é se o pet poderá ou não incomodar os vizinhos com barulhos. No caso da criação de coelhos, seus hábitos costumam ser bem silenciosos, mesmo quando ficam sozinhos. Ou seja, boa notícia para quem passa a maior parte do dia fora de casa!

Coelho

Eles ocupam pouco espaço

Enquanto cães e gatos costumam passear pela casa toda, os coelhos podem viver muito bem em um cercado ou em uma gaiola, principalmente nos casos em que passam bastante tempo sem supervisão ou dividem a casa com outros pets. Vale ressaltar, no entanto, que a gaiola deve ter espaço suficiente para que ele possa brincar e se movimentar. Além disso, é importante soltá-lo diariamente para brincar sempre que você estiver em casa, de preferência por longos períodos de tempo.

 

Coelhos não precisam de vacinação

Ainda que sejam fundamentais, as vacinas anuais costumam pesar no orçamento de quem opta por ter um cão ou gato. Já os coelhos ainda não possuem vacinas aprovadas no Brasil, o que contribui para que tenham um menor custo. Mas isso não quer dizer que você possa descuidar da saúde desses pets! Recomenda-se levá-los ao veterinário de seis em seis meses para um check-up. Também é preciso ficar atento à vermifugação e à castração, que ajuda a prevenir doenças que vão desde tumores até a gravidez psicológica nas fêmeas.

 

Eles são muito carinhosos

A possibilidade de interagir de forma recíproca com o pet é algo importante para você? Pois saiba que coelhos são muito carinhosos e se apegam facilmente aos donos, respondendo aos seus chamados e podendo passar um bom tempo no colo, recebendo chamegos ou até tirando uma soneca.

 

E então, já está considerando ter um coelho como animal de estimação?

 

Fonte: Petz


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades