Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Conheça a ave rara Urutau, que pode ser vista no Plaza Caldas

O Urutau pode ser encontrado por quem faz a Trilha da Cascata do Resort

Para quem é amante da natureza vai adorar se hospedar no Plaza Caldas da Imperatriz Resort & SPA para conhecer uma ave rara chamada Mãe de Lua ou Urutau. Ela pode ser encontrada no momento em que se faz a Trilha da Cascata, uma das mais visitadas do Resort – guiada por biólogos da equipe de Fernando Brüggemann (responsável pelo Ecoturismo do hotel).
Para quem nunca ouviu falar na ave, o Urutau (Nyctibius griseus), pássaro que em tupi-guarani significa “ave-fantasma”, deixa as pessoas perplexas com a enorme capacidade de camuflagem e o comportamento imóvel e ereto durante o dia. Já à noite o Urutau entra em atividade, caçando principalmente mariposas e besouros, comuns em sua dieta. Também emite um som inconfundível, de tom melancólico e sequência descendente de gritos.

Urutau

O camuflado Urutau, que pode ser visto durante o passeio nas trilhas do Plaza Caldas da Imperatriz Resort & SPA.

 

Quer conhecer mais sobre a ave?
Sua lenda conta que na densa mata boliviana habitava a bela filha do cacique de uma certa tribo, que estava apaixonada por um jovem guerreiro da mesma tribo. Ao saber do romance, o pai da menina, enfurecido pelos ciúmes, usou suas artes mágicas e tomou a decisão de acabar com o namoro da maneira mais trágica: matando o pretendente.

Ao sentir o desaparecimento de seu amado, a jovem índia entrou na selva para procurá-lo. Quando entendeu o que tinha acontecido, voltou para casa em estado de choque e ameaçou contar tudo à comunidade. O velho pai, furioso, a transformou em uma ave noturna para que ninguém soubesse do acontecido. Porém, a voz da menina passou à ave. Por isso, durante as noites, ela sempre chora a morte de seu amado com um canto triste e melancólico.

Lenda ou não, a ave existe e sua camuflagem é impressionante. Para quem tiver a oportunidade de conhecer, vale a experiência.


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-04-25 17:29:56 - 1714066196
Já foi!