Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Conheça o significado e a história do Black Friday nos Estados Unidos e no Brasil

Black Friday é uma excelente época para conseguir bons descontos

Afinal, o que é exatamente a Black Friday (em português, sexta-feira negra), tão falada nos últimos meses do ano? A denominação comercial nasceu nos Estados Unidos e inaugura a temporada de compras de Natal, com promoções especiais e descontos gigantescos. O Black Friday acontece depois do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos e é celebrada no dia seguinte à quarta quinta-feira do mês de novembro. A festividade começou com a ajuda das novas tecnologias e se espalhou rapidamente mundo afora. Como complemento ao evento, existe a Cyber Monday, que é um dia dedicado às compras pela Internet e que se celebra na segunda-feira depois da Ação de Graças. A denominação surgiu no início dos anos 90 do século passado na Filadélfia, quando a polícia local chamava de Black Friday o dia seguinte ao feriado de Ação de Graças.

O termo Black Friday já foi associado com a crise financeira que atingiu os Estados Unidos em 1869. Também passou a ser usado em 1966 por milhares de pessoas em torno do mundo, mas só se tornou popular em 1975, quando o uso do termo passou a ser conhecido por meio de artigos publicados em jornais que abordavam a loucura da cidade durante o evento.

No Brasil, a primeira Black Friday do Brasil aconteceu no dia 28 de novembro de 2010 e foi totalmente online. A data reuniu mais de 50 lojas do varejo nacional. Hoje, é sucesso absoluto e tem adesão do varejo e da rede de serviços em geral. Parece cada vez mais ampla. Em 2013, a Black Friday no Brasil bateu seu recorde, faturando R$ 770 milhões em comércio online. Os produtos mais almejados são televisores e smartphones.

Para evitar práticas fraudulentas, como a maquiagem de preços e falsos descontos, a câmara brasileira de comércio eletrônico (Câmara e-net) criou o código de ética para a Black Friday e publicou uma lista com as lojas participantes que foram regulamentadas segundo as normas da cláusula.

Outra ótima opção para não cair em armadilhas de falsas promoções é utilizar comparadores de preços como a Econovia e o Buscapé que oferecem um histórico de preços dos produtos de até um ano.

A Rede Plaza de Hotéis participa da promoção com seus hotéis e resorts no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Bahia.


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-03-29 05:06:12 - 1711688772
Já foi!