Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Convention e Secretaria Municipal de Turismo definem estratégias para o setor e defendem ampliação do Aeroporto Salgado Filho

O secretário municipal de Turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes, e a diretoria do Porto Alegre Convention & Visitors Bureau, Berenice Lewin, reuniram-se nesta semana com o objetivo de alinhar e planejar ações conjuntas para os próximos quatro anos, visando ao desenvolvimento do Turismo em Porto Alegre e o aumento da competividade da Capital na captação de eventos de porte. Ambos também discutiram a importância da defesa da aceleração dos investimentos federais na ampliação do Aeroporto Internacional Salgado Filho para a Copa 2014 e a manutenção das operações do terminal aeroportuário.
O estudo encomendado pela Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), pela Federação das Indústrias do Estado (Fiergs) e pela Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado (Fecomércio-RS) prevendo a construção de um novo aeroporto na Região Metropolitana e o fechamento do Aeroporto Salgado Filho foi criticado pelos dirigentes do POA CV&B, entidade que atua focada na captação de eventos para a cidade. “É um tema que preocupa todo o trade turístico porque surge num momento em que o aeroporto da capital está recebendo investimentos”, critica Lewin, para quem o estudo “tira o foco e perturba o andamento das obras”.
Lewin esteve acompanhada dos diretores Norton Lenhart, Abdon Barretto Filho, Ricardo Ritter e Rui Carvalho. Em conjunto com outras entidades do trade o POA CV&B deverá organizar um calendário de mobilização pró-Salgado Filho junto a outros níveis de governo. “Um novo aeroporto levará perto de 20 anos para ser construído e como ficaria o Salgado Filho neste período, sem investimentos?”, questiona a dirigente. Segundo ela, encerrar as atividades do Salgado Filho “seria uma lástima e um equívoco, prejudicial não só para o Turismo, que tem uma representatividade econômica importante, mas para toda a economia e a cidade”.
O secretário municipal de Turismo reforça a necessidade da mobilização em defesa do Salgado Filho, particularmente a ampliação da pista. “Temos que garantir todos esses investimentos para a Copa 2014 e para garantir a continuidade e ampliação dos voos internacionais em aeronaves de maior porte e capacidade de carga”, destaca. Moraes lembra que contar com um aeroporto dentro da cidade é um diferencial competitivo para a economia e o Turismo de Porto Alegre. “Estranho que para justificar um projeto futuro de um terminal aeroportuário na Região Metropolitana se desqualifique o projeto atual de ampliação do Salgado Filho, terceiro aeroporto do país em tráfego internacional de aeronaves e também em fluxo internacional de passageiros, segundo dados da Infraero de 2012 divulgados nesta semana”, complementa. De acordo a Infraero, no ano passado o Salgado Filho teve um crescimento de 15,3% no número de passageiros somente na área internacional (654.848 pessoas) e de 14% na movimentação internacional de cargas (5.745.444 toneladas).

Centro de eventos
A construção de um centro de eventos de grande porte em Porto Alegre, com área destinada a feiras de, no mínimo, 30 metros quadrados (ou três vezes a capacidade do Centro de Eventos da Fiergs, de 9 mil metros quadrados), além de auditórios para grandes convenções também foi tema do encontro. “Precisamos de um equipamento de maiores dimensões para poder competir com outras cidades do país e do mundo na captação de eventos para Porto Alegre”, defende Lewin.
Moraes adianta que em parceria com outras áreas da prefeitura a SMTUR realiza o mapeamento de áreas na cidade possíveis de receber o equipamento. “Não vamos abrir mão de pensar nisso, porque é uma necessidade da cidade”, diz Moraes, referindo-se ao projeto do governo do Estado de construir um centro de eventos por meio de parceria público-privada. “Se os projetos coincidirem, melhor, caso contrário vamos continuar na busca deste equipamento, inclusive com recursos do Ministério do Turismo que tem financiado investimentos de porte em outras capitais”, completa.

Fonte: Prefeitura de POA


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-04-25 20:41:24 - 1714077684
Já foi!