Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT ESEN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.

BLOG

Coruja atrai olhares no Plaza Ecoresort Capivari e nas redes sociais

Murucututu-de-barriga-amarela vive na região e chama a atenção pelo tamanho

O Plaza Ecoresort Capivari, bem pertinho de Curitiba, segue mostrando suas belezas. Observar a natureza do lugar, próximo à montanha mais alta do Sul do Brasil, o Pico do Paraná e a exuberante Mata Atlântica, garantem, com certeza, incríveis descobertas da fauna e da flora da região. Recentemente, o Ecoresort flagrou a presença, muito próxima de todos hóspedes e colaboradores, ao amanhecer, de uma coruja, mais precisamente de uma Murucututu-de-barriga-amarela (Pulsatrix koeniswaldiana), também conhecida como corujão-mateiro.

 

Elas são identificadas como Rainhas da Noite e merecem esse título pois sua morfologia (estudo da forma), etologia (estudo do comportamento social) e anatomia(estrutura interna dos seres vivos) são adaptadas para viver, com sucesso, à noite.

 

A Murucututu é uma das maiores corujas da Mata Atlântica (aproximadamente 44 cm), se alimenta de pequenos vertebrados, incluindo mamíferos e aves, além de grandes insetos. É uma espécie florestal de hábitos noturnos, passa o dia imóvel, pousada no alto das árvores, permitindo a aproximação dos observadores.  Acreditamos que “a preguiça” a deixou mais próxima – pousou em uma pedra e ali permitiu-se fotografar.

São consideradas aves de rapina, possuem uma excelente visão e olhos grandes que as ajuda a aproveitar ao máximo a pouca luminosidade noturna para enxergar. Muitos roedores e marsupiais diminuem suas atividades em noites claras para não correrem o risco de serem capturados por corujas. Ao contrário do que se pensa, elas não são capazes de enxergar na ausência total de luz, é a audição poderosa que as ajuda a perceber um pequeno ruído distante na mais completa escuridão. Somado a isso, para garantir uma melhor eficiência na caça, elas apresentam penas macias e serrilhadas permitindo um voo silencioso e surpreendendo suas presas.

Confira a foto que já “bombou” nas redes sociais essa semana, uma verdadeira campeã de “likes”, nossa sonolenta amiga, cheia de saúde e beleza.

Na noite, quando os hóspedes ouvirem algo como uma sequência de 9 a 14 graves “ bu-bu-buu-buu…”, com modulação de frequência e amplitude, acelerando no início e desacelerando no final, não é preciso ter medo, são apenas as vozes de nossa amiga e sua família, monitorando e curtindo feliz a noite do Plaza Ecoresort Capivari. Os casais da espécie cantam em dueto, destacando-se a voz mais aguda e aparentemente mais forte da fêmea.

Agradecemos o biólogo Fernando, do Plaza Caldas da Imperatriz, pela indispensável ajuda para identificação do corujão do Plaza Ecoresort Capivari.

 

Fonte: www.avesderapinabrasil.com.br


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades