Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Costa dos Coqueiros, um lugar especial do Brasil baiano. Ótima infraestrutura, bons hotéis e muita curtição

Costa dos Coqueiros no litoral norte da Bahia

Um lugar espetacular. Assim definem os guias e as revistas turísticas sobre a Costa dos Coqueiros, onde está o Bahia Plaza Hotel, no Litoral Norte da Bahia, a região é daquele tipo que desperta desejos e curiosidades importantes. Ali estão belas praias, mar cheio de tranquilidade e areias suaves. Velejar nas suas águas tranquilas da Baía de Todos os Santos, com suas mais de 50 ilhas paradisíacas, como fizeram os primeiros europeus que aqui chegaram, é uma dica sensacional. Tomar contato com a cultura de origem africana que permeia a vida da cidade de Salvador, com seu centro histórico, onde fica o famoso Pelourinho, seus fortes e suas 365 igrejas, remetem o visitante aos tempos do Brasil Colônia. O seu Mercado Modelo que induz às compras de artesanato e o Elevador Lacerda, cartão postal da cidade que é de tirar o fôlego com a paisagem que se vê do alto, são passeios obrigatórios. Avista-se de lá quase toda a Baía de todos os Santos, o Forte São Marcelo, o cais do Porto e, do outro lado, as belas curvas da Ilha de Itaparica.

A partir da capital baiana em direção ao litoral norte, uma dica é seguir pela Linha Verde. São as praias mais bonitas e com a melhor balneabilidade da região. Arembepe é a primeira parada e pode ser visitada rapidamente.

Em termos de infraestrutura pode-se iniciar com a bela Guarajuba. As areias ganharam barracas rústicas que servem petiscos fresquinhos à base de frutos do mar. Guarajuba possui muitos condomínios de veraneios de alto luxo que abrigam as famílias mais abastadas de soteropolitanos. Aos finais de semana é um agito constante. Na praia, o mergulho relaxante é garantido nos trechos protegidos por recifes, enquanto a turma do surf faz a festa nos pontos onde o mar é aberto e forma boas ondas. Depois da praia, o movimento se transfere para os restaurantes, sorveterias e pequenos shoppings. No verão, bares e casas noturnas capricham na programação musical, atraindo hóspedes de outras vilazinhas à beira-mar. Já na Praia do Forte, é possível conhecer o Projeto Tamar, o Instituo Baleia Jubarte e as ruínas do Castelo Garcia D’Avila, datado do início da colonização. O destino dá um show de belas praias e cenários paradisíacos. Entre junho e setembro, realizar passeios de escuna para avistar as baleias Jubarte também é um programa imperdível. Seguindo mais em direção ao litoral norte, recomendamos tomar um delicioso banho de rio, praticar esportes aquáticos, comer deliciosos peixes e frutos do mar, beber uma água de coco ou caminhar cercado de mata ciliar são as opções mais gostosas para quem visita essa parte do litoral norte baiano.

 

É em Imbassaí que o turista pode encontrar uma rede de charmosas pousadas e gastronomia descolada, além de poder se hospedar num dos mais bem estruturados e sofisticados resorts do litoral brasileiro. O município de Mata de São João, onde fica a famosa Praia de Imbassaí, pode ser um programa bem gostoso e bem diferente nesse verão. Passeio de canoa pelos rios Imbassaí e Pojuca e visita à reserva de Mata Atlântica de Cumurugipe completam o roteiro, que oferece ainda ao turista a oportunidade de conhecer a charmosa Vila da Praia do Forte, com suas lojas e restaurantes para todos os gostos. Um banho refrescante de água doce em meio à tranquilidade das cascatas e corredeiras do Rio Imbassaí, que em Tupi significa “caminho das águas”, e a exuberância das dunas e da praia com água cristalina. No município de Mata de São João (BA), está a praia de Imbassaí, uma área de proteção ambiental para quem busca o turismo ecológico e de aventura. A região é considerada um pedaço do paraíso no Nordeste e oferece opções para os que apreciam desde um tranquilizante banho de mar até os que preferem recuperar as energias em lagoas e cachoeiras, a exemplo da Cachoeira Dona Zilda e a Lagoa Jauara, pontos de paradas obrigatórias. A preservada vegetação do local dá um toque especial ao passeio dos visitantes, que ficam encantados com as belezas naturais.

 

Artesanato em palha de piaçava, souvenir obrigatório para quem quer levar uma recordação para casa, e a rica gastronomia do destino. Não é por acaso que essa região tornou-se um dos principais polos turísticos da região, destacando-se na preferência dos turistas nacionais e internacionais, deixando para trás a imagem de ser apenas um antigo vilarejo de pescadores. A região é um destino de rara beleza, e é visitada por turistas de todo o Brasil, além de muitos argentinos e europeus, como alemães, suíços e espanhóis, além dos portugueses, é claro. Outras praias quase desertas despertam a atenção dos turistas que vivem em grandes centros urbanos. A Praia de Santo Antônio, por exemplo, é paradisíaca e isolada por extensas dunas e coqueirais. Para chegar ao local, o visitante deve percorrer cinco quilômetros a partir da Vila de Diogo, e depois enfrentar mais 25 minutos de caminhada em meio às dunas. Neste ponto, descortina-se um povoado bastante curioso, que circula a Praia de Santo Antônio.

 

De Imbassaí, seguindo por mais sete quilômetros em direção à Aracaju, Diogo é uma pequena vila onde agricultores e pescadores convivem em plena harmonia com a natureza. O artesanato tem seu lugar de destaque, graças à piaçava da região e à perícia das mulheres da aldeia, que desenvolvem um trabalho realmente único. A praia apresenta as mesmas características das demais na região, com coqueiros, dunas e faixas de areia extensas. Na Fazenda Santo Antônio, as águas cristalinas do Rio Imbassaí Pequeno formam um conjunto de corredeiras e pequena queda d’água, que proporcionam banhos deliciosos em meio a uma vegetação de coqueiros, cajueiros, árvores nativas da restinga e áreas de pastagem. Para chegar à cachoeira, é preciso pegar a rodovia BA-099, sentido norte. A estrada, de terra e em boas condições, leva ao povoado de Barro Branco. Apesar de se tratar de um lugar remoto, o local dispõe de estacionamento para veículos e para sua utilização é cobrada uma pequena taxa para manutenção e limpeza. Dica: caso o acesso à cachoeira esteja fechado, entrar em contato com os donos que moram em frente à entrada da propriedade.

 

Para quem preferir conhecer mais um pouco, pode visitar ainda Sauipe e Costa do Sauipe, até chegar à Praia de Porto do Sauipe. São praias limpíssimas de mar aberto com ondas fortes, com mais pedras. Uma dica interessante é dar uma esticada de mais 80 quilômetros até chegar numa das praias mais famosas da Bahia. Quem assistiu à Tieta, novela inspirada no romance de Jorge Amado, já deve ter ouvido falar de Mangue Seco.

 

Bahia Plaza Hotel

 

O Bahia Plaza Hotel possui localização excepcional no condomínio Porto Busca Vida, no município de Camaçari, em plena Costa dos Coqueiros baiana. A somente oito quilômetros do Aeroporto Internacional de Salvador, o Bahia Plaza Hotel é um complexo à altura dos eventos corporativos e do turismo na Bahia trabalhando o trinômio negócios-turismo-meio ambiente.

 

A qualidade de atendimento, o conforto de suas instalações, a proximidade do Hotel com o polo industrial de Camaçari e serviços como internet free, room service 24 horas, além de inúmeras opções de lazer incluindo diversos tipos de quadras de esportes, programas ecológicos, fitness center, bares e restaurante e um mar claro de águas quentes reforçam as qualidades de um hotel para a família e para eventos.

 

Bahia Plaza Hotel: respeito integral à natureza, onde as tartarugas marinhas, abrigadas pelo projeto TAMAR, tem um local protegido para “buscar a vida” em direção ao mar.


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-04-16 18:06:04 - 1713290764
Já foi!