Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Diretor da Rede Plaza escreve artigo sobre Educação, Inovação e Marketing

Educação, Inovação e Marketing
Abdon Barretto Filho*

Alguns dos principais destaques do desenvolvimento econômico sustentável de um país integrante da Economia de Mercado podem ser: a Educação, a Inovação e o Marketing. Acredita-se que não existem dúvidas sobre o processo educacional como o grande responsável para a melhoria da qualidade de vida de todos. Com a globalização da Economia e os avanços tecnológicos, todos podem ensinar e todos podem aprender. A proposta do pensar global e agir localmente permitem adequar tecnologias, assim como realizar trocas em todas as áreas do conhecimento humano, incluindo os aspectos culturais. As facilidades para promover produções culturais locais para o resto do mundo aumentaram. As ameaças e as oportunidades que se apresentam podem ser identificadas através da Educação. Com a realidade da globalização, o desafio é participar do cenário como ator ou espectador e as devidas consequências das escolhas e das competências utilizadas. É óbvio que para ser ator no cenário econômico mundial exige muito mais do que ser um espectador, muitas vezes não tendo recursos para assistir e/ou participar, por exemplo, do espetáculo dos avanços tecnológicos. Em determinado momento, a sensação de ser apenas consumidor de bens e/ou serviços que são oferecidos sem a nossa participação  dificulta a capacidade da análise da necessidade ou não de realizar trocas.Na realidade, através do efeito demonstração, os países pobres imitam os países ricos, assim como as classes econômicas da base da pirâmide social inspiram-se nos modelos de consumo das classes que estão no topo. Os países são ricos porque são educados, inovadores e praticam competentes ações nos mercados mundiais. A produção de bens e/ou serviços com valores agregados nem sempre é conseguida por falta de melhor qualidade na Educação, da capacidade de Inovação e nas ausências de ações mais agressivas na busca de consumidores. Convém salientar que os bens e/ou serviços podem ser apresentados e consumidos em todo o planeta utilizando-se as facilidades dos meios de comunicação e os canais de distribuição. A partir da Educação, a Inovação pode ser ampliada. Muitos pesquisadores identificam as possibilidades de inovar para criar; substituir; inverter; combinar; exagerar;eliminar; reordenar bens e/ou serviços. A história econômica registra fatos inovadores que tiveram destaques nos sistemas econômicos. A partir das necessidades ilimitadas e dos desejos dos seres humanos, as sociedades buscam produzir bens e/ou serviços, através das combinações possíveis dos fatores de produção. Ao definir o quê, o quanto, como e para quem produzir, a humanidade vem marcando sua existência no Planeta. A Educação é a grande aliada da Inovação que também influencia o Marketing, como ciência e arte em atender, ampliar, reduzir e criar demandas. As tendências e perspectivas que influenciam os futuros das nações integrantes da Economia de Mercado passam pela Educação, a Inovação e o Marketing e podem determinar o sucesso ou o fracasso das suas Políticas. Na realidade, no século XXI, todas as ciências estão interligadas e interdependentes na busca do desenvolvimento sustentável para a melhoria contínua das vidas  dos sete bilhões de habitantes da Terra. Será? Respeitam-se todas as opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso.


Abdon Barretto Filho
*Diretor da Rede Plaza – abdon@plazahoteis.com.br


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-04-19 06:55:40 - 1713509740
Já foi!