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Diretor da Rede Plaza escreve sobre “Posicionamento da cidade para eventos”

Posicionamento da cidade para eventos
Abdon Barretto Filho*

Quando uma cidade demonstra interesse em participar do competitivo mercado de eventos alguns aspectos são fundamentais para alcançar o sucesso. O primeiro é o Posicionamento desejado na mente do sua comunidade e do eventual visitante, seja ele investidor, excursionista ou turista. Geralmente, o Posicionamento é alcançado a partir da oferta que a cidade apresenta (o somatório da geografia, a história, a cultura, os equipamentos e serviços) e que sejam percebidos seus pontos fortes e os pontos fracos. É óbvio que a sensibilização da comunidade é a base de todas as ações para criar, celebrar e captar evento. Além disso, a infraestrutura da locomoção e de transporte; dos locais para realizações dos eventos; dos serviços de gastronomia e de meios de hospedagem; da disponibilidade do entretenimento e lazer, entre outros. Uma cidade que não consegue atender as necessidades dos seus moradores tem dificuldades em criar um Posicionamento para atrair visitantes. Existem cidades que não querem sediar eventos, outras querem e não sabem e outras querem e buscam ajudas profissionais, principalmente nas parcerias públicas e privadas. Convém salientar que todo e qualquer investimento que seja realizado para recepcionar visitantes fica disponível para a comunidade quando ele retornar à sua cidade de origem. A implantação ou a melhoria do sistema de saneamento público, energia elétrica, telefonia ou sinalização urbana servem para uma vida melhor para os residentes e podem garantir a qualidade dos serviços na execução de eventos. A preparação da cidade deve também incluir elementos do Marketing e da Comunicação para desenvolver autoestima da população e desperta o interesse do público externo. Alguns exemplos mundiais podem ser lembrados como as Campanhas realizadas em muitas cidades, principalmente New York e as inesquecíveis imagens da Big Apple (“Grande Maçã”) em 1972 e do I Love New York, em 1976. O tratamento gráfico, os filmes, os cuidados com a segurança, com os parques, com as ruas, entre outras ações dos serviços públicos e as parcerias com a iniciativa privada sustentam o interesse mundial pela cidade. Na realidade, a cidade tornou-se um “Produto” de categoria internacional com o aval de todos interessados no seu desenvolvimento social e econômico. Pode-se citar outros exemplos de Posicionamentos no Brasil e no exterior. As ações inovadoras geram seguidores e contam com os apoios da sociedade civil organizada e dos meios de comunicação realmente interessados na melhoria contínua da cidade. A busca do consenso e da harmonia na busca de alternativas para gerar emprego e renda não pode ser bandeira de política partidária e sim da união de todos para dias melhores. As pessoas passam e suas ideias, iniciativas e realizações permanecem. Exige profissionalismo, empreendedorismo, inovação e a boa vontade dos líderes dos setores públicos e privados para realizações dos investimentos necessários. Entretanto, é importante a definição de um Plano de Ação para que o Posicionamento seja identificado e os resultados sejam alcançados para o bem de todos. Exige Planejamento e Gestão e menos interesses pessoais e miopia mercadológica. Será? Respeitam-se todas as opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso.


*Diretor de Marketing da Rede Plaza de Hotéis, Resorts & SPAs abdon@plazahoteis.com.br


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2024-03-29 07:58:49 - 1711699129
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