Os eventos conseguem atrair visitantes
Abdon Barretto Filho*
Economista – abdon@via-rs.com.br
Os fluxos de visitantes são alguns dos responsáveis pelas movimentações sociais, culturais e econômicas das cidades. Muitas cidades já perceberam que seus eventos conseguem atrair visitantes e, por consequência, existe a possibilidade real de ingressos de novos recursos financeiros na economia local. Quer dizer que a criação, captação, produção e comercialização de eventos são estratégias que podem ser utilizadas para o desenvolvimento das cidades. É óbvio que é um tema profissional que envolve o planejamento, a organização, a direção e o controle para atingirem os objetivos. Na realidade, os eventos nas suas mais diversas apresentações podem alavancar todo o sistema econômico local, principalmente quando consegue atrair visitantes, desde responsáveis pelas suas criações, produções, montagens, passando pelos palestrantes ou vendedores dos bens e/ou serviços e, para completar o ciclo, os participantes e consumidores dos bens e/ou serviços oferecidos. Muitas pessoas decidem suas viagens para participarem dos eventos, incluindo as antecipações e/ou prolongamentos das suas estadias, em função da Oferta Turística do núcleo receptivo. Atualmente, devido à globalização econômica, as desregulamentações de mercados, os avanços tecnológicos e a sustentabilidade do Planeta, os eventos estão exigindo a qualificação indispensável para competir no mercado. As cidades disputam eventos tendo como base sua atratividade e sua infraestrutura, exigindo parcerias públicas e privadas. A iniciativa privada, principalmente os centros de eventos, os meios de hospedagem, os organizadores de eventos, os transportadores, os agentes de viagens, os restaurantes, entre outros participantes do sistema econômico da hospitalidade, sabem que somente as parcerias podem possibilitar as realizações de eventos. Para a cidade onde o evento será realizado, o poder público pode participar através de parcerias, inclusive no planejamento, na organização e na promoção da cidade vinculada ao evento. Um grande desafio é identificar o segmento que se pretende atingir assim como a realização de um Calendário de Eventos locais, evitando-se as superposições de eventos ou ausências de eventos que possam diminuir a sazonalidade e inconstância da Demanda de visitantes. Algumas cidades já perceberam que os eventos trazem visitantes que realizam compras no comércio local, nos restaurantes, nos serviços de taxis, nos postos dos combustíveis, entre outros serviços complementares aos serviços de hospedagem. E, através de um sistema de fiscalização adequado consegue arrecadar mais impostos e taxas, que podem retornar para a promoção e divulgação da própria cidade. Seria bem estimulador e indutor do desenvolvimento do Turismo Receptivo que o nosso Brasil, seus Estados e Municípios, uma política permanente, executada por profissionais, para oferecer eventos capazes de aumentarem os fluxos de visitantes nacionais e internacionais. Afinal, existem cidades que estão preparadas para competirem em escala mundial, assim como muitas cidades que poderão atrair visitantes pelas suas manifestações culturais locais. Pode ser uma boa sugestão para os novos governantes. É a aplicação do verdadeiro Marketing Turístico. Sem amadorismo, curiosos e apadrinhados políticos inexperientes. É tema para profissionais. Será? Respeitam-se todas as opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso.
* Presidente da ABIH/RS, Diretor Institucional da Rede Plaza de Hotéis, Professor de Turismo da PUCRS
Comentários