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Diretor Institucional da Rede Plaza escreve artigo sobre “É a vez do marketing das cidades”.

É a vez do marketing das cidades

Abdon Barretto Filho *

Com as estratégias vitoriosas, salvo melhor juízo, da Economia de Mercado, as cidades estão buscando alternativas para atrair investimentos e investidores, além de visitantes qualificados. Entretanto, com os recursos limitados poucas cidades conseguem aplicar ações no mercado que se pretende atingir, ou melhor, realizar o seu Marketing. É compreensível, que algumas líderes não conhecerem o Marketing ou até terem preconceitos. Confundem com a Propaganda e/ou acreditam que o Marketing, equivocadamente, é puro “enganação”. Talvez seja a falta de informação ou o preconceito contra a arte e a ciência amplamente aplicada em todo o mundo. O verdadeiro Marketing depende da relação “ganha-ganha”, porque ninguém precisa ficar infeliz para fazer alguém feliz. No Marketing, a venda jamais termina. Logo, as transações devem ser éticas e com respeito ao cliente. Como se pode ter relacionamento duradouro com mentiras e enganações típicas de propagandas e promessas enganosas passíveis de punições? No caso do Marketing das Cidades (City Marketing), a primeira grande tarefa é preparar a infraestrutura para o bem receber, lembrando que as atrações e qualificações das experiências dos visitantes serão legados para seus habitantes. Convém salientar que o Marketing da Cidade é iniciado na delimitação do Produto “Cidade” a partir do somatório dos aspectos geográficos, históricos, culturais e de equipamentos e serviços. Antes de a Cidade ser promovida deve atender as necessidades dos seus habitantes e/ou entender seus pontos fortes e pontos fracos, buscando vantagens competitivas para atrair visitantes. Se a Cidade não estiver preparada para realizar parcerias para destacar seus pontos fortes e não tiver orçamentos específicos para sua Promoção fica muito difícil atrair visitantes. Dentro do conceito do “Marketing Mix” (Mistura do Produto, Preço, Promoção e Ponto de Distribuição) é fundamental o sistema comunicacional (Promoção) envolvendo Publicidade, Propaganda, Promoção de Vendas, Relações Públicas, Assessoria de Imprensa e Eventos Promocionais que contribuem para veiculações de anúncios, mensagens e, principalmente, as boas notícias para atingir os objetivos. É óbvio que os grandes eventos podem contribuir positivamente ou negativamente ao serem realizados em determinadas Cidades, porque informam ao mundo sobre o que está acontecendo, apresentado as conquistas e as fraquezas. Observa-se que em um mundo ultraconectado, um fato e suas versões circulam rapidamente em todo o Planeta gerando interesses mais diversos, inclusive incentivando visitações. O Marketing das Cidades, também se utiliza do Marketing Turístico para atrair fluxos de visitantes turistas que associados aos visitantes investidores e aos visitantes participantes dos Eventos, podem gerar empregos, rendas e contribuírem com pagamentos de impostos diretos e indiretos. Não entendo o porquê ainda existem pessoas que não conseguem entender que nos modelos de desenvolvimento de uma cidade são ignorados os conceitos do Marketing de Cidade, existindo livros, cursos e profissionais especializados no tema. Será? Respeitam-se todas as opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso.

Abdon Barreto

* Diretor Institucional da Rede Plaza de Hotéis, Resorts & SPAs

abdon@plazahoteis.com.br


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2024-04-25 03:42:23 - 1714016543
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