Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Conheça a diversidade da fauna na Bahia

A fauna na Bahia é rica e diversificada, com seus mamíferos, aves e tartarugas

A Bahia é um dos maiores estados do país. Com seus 900 km de costa, tem o maior litoral do território brasileiro. Nele vivem diversas espécies, algumas nem conhecidas pelos próprios nativos.

A fauna na região é rica e diversificada, com mamíferos, como o veado do gênero Mazama, a onça parda, e as preguiças-de-coleira. Aves como a ararinha-azul e a pomba-avoante também são facilmente encontradas, assim como tartarugas e saguis.
Nas áreas de floresta úmida, em especial no Parque Nacional do Descobrimento, é possível encontrar espécies ameaçadas de extinção, como o macuco, que é uma ave da família das codornas.
O parque fica no extremo sul da Bahia, em uma das últimas áreas remanescentes de Mata Atlântica do estado. O Sítio do Patrimônio Mundial Natural da Costa do Descobrimento, que é considerado Reserva da Biosfera, está integrado ao parque. A área possui trilhas que foram utilizadas e abertas por antigos exploradores de madeira.
Sem dúvida o maior atrativo que esta unidade oferece é a diversidade de sua fauna. A área seria um dos únicos e últimos redutos do Mutum do sudeste. Em um levantamento de aves foram registradas 47 espécies. Entre estas se destacam o papagaio chauã, símbolo do Parque, o macuco, o gavião real e os criticamente ameaçados Balança-Rabo-Canela e mutum do sudeste.

Neste mesmo levantamento foram registradas mais de 35 espécies de mamíferos de médio e grande porte, sendo 8 ameaçadas de extinção. No grupo dos primatas, foi importante o registro de ocorrência recente do bugio. São também importantes os registros da anta, onça pintada e sussuarana.
Um dos mais fortes projetos da Bahia é o Tamar, que revolucionou a luta pela preservação de espécies ameaçadas de extinção. Atua na busca pela preservação das tartarugas-marinhas ameaçadas. A Praia de Busca Vida, no Bahia Plaza Hotel, é uma das áreas de maior desova das tartarugas, que são protegidas pelo Tamar.

Fauna baiana

Saguis, aves e filhotes da tartaruga marinha, que podem ser vistos no Bahia Plaza Hotel.

Para quem é apaixonado pelos animais e pela natureza, vale explorar mais a região.


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-03-29 08:25:33 - 1711700733
Já foi!