Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Do café à cachaça, turismo tem muita força nas rotas das bebidas

O turismo das bebidas no Brasil

Viajar para conhecer novos sabores e por que não, bebidas? O Brasil tem delícias únicas que nenhum outro país tem, como a cachaça, o guaraná, a cajuína, vinhos nacionais, sucos de frutas tropicais, espumantes e cervejas artesanais. Saiba mais onde você poderá provar cada um desses sabores e planeje seu próximo roteiro de férias pensando nisso.

Cachaça
A cachaça faz parte da cultura brasileira e é considerada patrimônio histórico e cultural do país. O Nordeste e alguns estados do Sudeste são fortes na produção da bebida, que tem como matéria prima a cana de açúcar. A cachaça pode ser branca ou amarelada e pode ou não passar por barril de madeira. Cidades como Paraty (RJ), Salinas (MG) tem vários alambiques onde é feita a produção artesanal da bebida.
Salinas abriga um museu com 2.200 garrafas e 60 marcas produzidas. Em Betim (MG), o alambique e parque Ecológico Vale Verde também recebe visitas. No local, há também um museu da cachaça com 2 mil exemplares de cachaça de diferentes marcas e o turista pode conhecer o processo de produção da bebida.

Sucos de frutas tropicais
Algumas frutas diferentes podem ser encontradas principalmente no norte e Nordeste do país. Podem ser consumidas in natura, como sucos ou em forma de picolés. Entre elas estão o açaí com sua cor roxa inconfundível; a graviola, de polpa branca; o cupuaçu de um tom amarelo bem claro; a acerola, rica em vitamina C e avermelhada; o tamarindo, fruto marrom bem ácido; o jenipapo com um odor bem forte e muito usado para a preparação de licor e a carambola, uma frutinha amarela em formato de estrela quando cortada.

Guaraná Jesus
É um guaraná de cor rosa, gaseificado e muito doce, produzido no estado do Maranhão e que ganhou fama nacional. A fórmula inicial foi criada por um farmacêutico que resolveu se enveredar pelo ramo de bebidas gaseificadas.

Cajuína
O caju é a base dessa bebida artesanal, que já foi tema de música de Caetano Veloso. É muito comum no nordeste do Brasil e no Piauí é considerada patrimônio cultural. Não é gasosa, nem alcóolica e é extraída do suco de caju, sem adição de açúcares. Sua cor é amarelo dourado.

Bebidas

A cachaça, sucos de frutas tropicais e o Guaraná Jesus e a Cajuína. Fotos: Marcelo Schmidt e foter.com.

Café
O Brasil é o maior produtor e exportador de café para o mundo. As lavouras de café situam-se principalmente em Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Bahia, Rio de Janeiro e em parte do Espírito Santo.
Em homenagem a essa bebida, o Paraná criou a Rota do Café, um roteiro que passa pelo norte do estado e inclui 30 atrativos em nove municípios, entre eles Londrina. Confira a “rota do café” em www.rotadocafe.tur.br. No Rio de Janeiro, há fazendas históricas que produziam o grão, nos municípios de Vassouras, Barra do Piraí e Valença, que compõem o Vale do Café. Conheça mais em www.portalvaledocafe.com.br.

Vinhos nacionais e sucos de uva
Podem ser provados no sul do país, principalmente na região da Serra Gaúcha, que tem o Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves, Garibaldi e Caxias do Sul. Santa Catarina também tem despontado com a produção de vinho nos municípios de São Joaquim, Água Doce e Campo Belo do Sul.

Cervejas artesanais
Com forte imigração alemã, Santa Catarina se destaca na produção de cervejas, que passou a ser um importante atrativo do turismo catarinense. Assim, foi criada a Rota da Cerveja, que passa por 15 cervejarias e pelo o museu da bebida, nos municípios de Blumenau, Brusque, Gaspar e Joinville. Belo Horizonte também tem se destacado com a produção de cervejas artesanais, algumas marcas criaram parques cervejeiros, onde o turista pode ver o método de fabricação e apreciar uma boa comida acompanhada da bebida.
Outros polos produtores do país são Ribeirão Preto (SP) e Belém, onde uma fábrica produz cerveja a partir dos frutos locais como o açaí, cumaru, a raiz priprioca e taperebá, mais conhecido como cajá.

Espumantes
Garibaldi no Rio Grande do Sul é a cidade dos espumantes. O primeiro do Brasil foi produzido lá, no ano de 1913, pela família Peterlongo. O município possui mais de 10 vinícolas especializadas na bebida e abertas à visitação e degustações. Os preços são convidativos.

Bebidas

O tão amado pelos brasileiros café, a uva como destaque em vinhos nacionais e sucos de uva, as cervejas artesanais e espumantes. Fotos: Marcelo Schmidt e foter.com.

Assessoria de Comunicação Social da Rede Plaza de Hotéis, Resorts & SPAs


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-03-29 13:50:22 - 1711720222
Já foi!