Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Ecoturismo na Serra do Tabuleiro é atração para hóspedes do Plaza Caldas da Imperatriz

Desde 1990, o Plaza Caldas da Imperatriz Resort & SPA desenvolve atividades de Ecoturismo, Educação Ambiental e Pesquisa Científica, em convênio com a Universidade Federal de Santa Catarina, no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, na Mata Atlântica.
Entre as atividades de Ecoturismo, está a realização de passeios ecológicos através de trilhas, que se iniciam nos jardins do Resort e penetram nos vales encachoeirados da Serra do Tabuleiro. Essas trilhas são guiadas pelo Biólogo do Resort, Fernando Brüggemann, e estagiários do curso de Ciências Biológicas da UFSC. Através dessas atividades, os participantes (hóspedes e estudantes visitantes) têm a oportunidade de vivenciar um contato mais íntimo com a natureza local, principalmente com a biodiversidade da Mata Atlântica e as corredeiras de águas cristalinas dos riachos locais.
O principal objetivo das trilhas ecológicas é proporcionar o envolvimento dos participantes com os elementos naturais, através do uso dos sentidos, como visão, tato, audição e olfação, desenvolvendo assim, o senso contemplativo e observador, aumentando a percepção ambiental e, com certeza, aumentando em muito a sensibilidade e consciência ecológica, além de propiciar momentos de intenso prazer e satisfação ao escutar a vocalização das aves, observar os rituais de acasalamento de espécies como o tangará-dançador, ou deparar-se com um bando misto de saíras, gaturamos e sanhaços, ou com bandos de tucanos e gralhas-azuis fazendo muito barulho de advertência pela floresta.
As flores, como as orquídeas e bromélias silvestres, por exemplo, também proporcionam uma excelente experiência. Sentir a textura de folhas e troncos de árvores diversas, ou o aroma das flores silvestres e solo úmido da mata além, é claro de um saudável e inesquecível banho de cachoeira, enriquecem ainda mais o passeio.

Trilhas do Plaza Caldas da Imperatriz Resort & SPA

A experiência sensorial das trilhas ecológicas do Plaza Caldas da Imperatriz com o acompanhamento do biólogo Fernando Brüggemann

Atualmente são feitas quatro principais trilhas: a da Cascata, que sai do Resort e outras três, do Guamirim, do Tronco e da Pousada que saem da estrada antiga. Apenas a Trilha da Cascata é mais longa e mais difícil, as demais são simples e acessíveis a todas as idades.
Enfim, as trilhas, são atividades que trazem saúde para o corpo e mente, além de ativar o espírito de conservação ambiental, que, é a maior necessidade do homem atual. Para quem quer seguir nas trilhas sem acompanhamento da equipe de biólogos, o Resort disponibiliza folhetos de orientação.

Assessoria de Comunicação Social da Rede Plaza de Hotéis


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-03-29 11:42:14 - 1711712534
Já foi!