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Enólogo francês François Hautekeur participa do evento Cheval & Clicquot

Evento Cheval & Clicquot na Vinho & Arte

A Vinho & Arte e o Plaza São Rafael Hotel receberam o enólogo François Hautekeur para o evento Cheval & Clicquot – ícones através do tempo. O encontro teve dois momentos:

*Uma masterclass, com uma degustação vertical, cheia de garrafas de coleção, com o ícone “Cheval des Andes”. Os participantes acompanharam a evolução deste que é considerado um dos grandes vinhos argentinos, ano após ano. Destaque para a antiga safra de 2003 – hoje já com 16 anos, uma preciosidade!

* Na sequência, aconteceu um jantar premium “Veuve Clicquot e Terrazas de Los Andes”, combinando um cardápio cheio de sutilezas com muitas histórias, aromas e sabores destas grandes casas.

François Hautekeur:

Após quase 9 anos na Maison Veuve Clicquot, em Reims, na França, François Hautekeur foi nomeado Wine Communicator na Moët Hennessy do Brasil em janeiro de 2013. Num primeiro momento, ele será responsável pelo treinamento e comunicação do espumante natural Chandon, com a missão de divulgar o conhecimento pedagógico acerca dos métodos de elaboração, dos processos enológicos e das técnicas de degustação e harmonização desse vinho tão especial.

Formado em engenharia mecânica, trabalhou nessa área por 8 anos, até que, em 2001, decidiu partir para uma carreira radicalmente diferente, seguindo sua paixão pelo vinho. Recebeu seu Diploma Nacional de enólogo da Universidade de Toulouse em 2003. Na primavera de 2004, François Hautekeur ingressou na Maison Veuve Clicquot, como enólogo do departamento de Comunicação de Vinhos. Fez parte do comitê de degustação presidido pelo chef de cave Dominique Demarville, tomando parte ativa na criação dos melhores assemblages.

Em 2010, foi apontado pela Maison para gerenciar o dossiê técnico e midiático das garrafas de Veuve Clicquot encontradas no Mar Báltico, o que lhe permitiu degustar todas as 47 garrafas de Veuve Clicquot que estavam submersas desde o século XIX.

Hoje, François Hautekeur tem a missão de difundir, por todo o Brasil, as marcas de espumantes, champagnes, vinhos tranquilos e destilados do grupo francês, LVMH (Moët Hennessy Louis Vuitton), o primeiro grupo de luxo do mundo.


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