Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Hotelaria discute cotidiano empresarial e capacitação funcional

O tema “Evitando Passivos Trabalhistas” foi tema abordado no Bom Dia Associado

Para encerrar a agenda de eventos do mês de novembro, o Sindha – Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região promoveu o “Bom Dia Associado”, evento que reuniu empresários para um café da manhã com capacitação e muito networking.

Com o tema “Evitando Passivos Trabalhistas”, o especialista em Recursos Humanos, Júlio Bonesso, levou orientações sobre situações do cotidiano empresarial durante o encontro exclusivo e gratuito, realizado no auditório da entidade.

A gerente de produtos e relacionamentos do Sindha, Heloisa Rodrigues, abriu o evento apresentando os serviços ofertados pela entidade – dentre eles, a ampla rede de benefícios envolvendo cursos e outras qualificações.

Em seguida, Bonesso deu início às discussões envolvendo o eSocial, ações preventivas sobre assédios moral e sexual, normas de segurança do trabalho, entre outros assuntos. “Essas são algumas preocupações que tenho visto no dia a dia dos meus clientes”, explicou.

Sobre o eSocial, o especialista apontou que é preciso desmistificar a carga negativa que existe acerca do assunto. “É uma lei que traz um comportamento diferente no sentido de melhorar fluxos e processos. Muitas vezes, as pessoas não conseguem organizar seus RHs e colocam a culpa no eSocial. Agora, temos uma base que concentra todos dados, o que evita a dissonância de informações, é algo positivo, temos um verdadeiro Big Brother Brasil”, avaliou.

Entre os alertas, Bonesso destacou os riscos de passivos perante os órgãos fiscalizadores e julgadores, e a melhor forma de atender seus representantes. “Sugiro sempre optar pelo caminho mais amistoso, sem enfrentamento”. Além disso, aplicativos, como o “Pardal”, do Ministério Público do Trabalho (MPT), para denúncias de situações irregulares devem ser assimilados pelos empresários.

Em relação à gestão de empresas, o tema “caráter de gestores” foi pautado pela necessidade de comunicação e de feedbacks construtivos para os colaboradores. “Nós contratamos as pessoas pelo conhecimento técnico, mas demitidos por questões comportamentais. Também precisamos diferenciar líderes e chefes. Um chefe não sabe demitir, não sabe conversar, não sabe dar feedbacks”.

Como trecho final do encontro, Júlio Bonesso abordou ainda as ações preventivas, como treinamentos sobre assédio sexual e moral, além de responsabilidade quanto ao dano existencial causado pela jornada de trabalho excessiva, e também a segurança no trabalho. “Este último é um item de extrema preocupação, já que o Brasil é campeão de casos.

O empresário pode cumprir tudo que está na lei, mas não está livre de ter problemas, algo sempre pode acontecer, como, por exemplo, um acidente”, alertou.

 


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-03-29 09:41:06 - 1711705266
Já foi!