Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Plaza São Rafael, ótima dica para quem vem à Capital prestigiar a Feira do Livro

A Feira do Livro acontece de 1º a 18 de novembro

 

Para quem vem à Porto Alegre participar, curtir e fazer compras na 64ª Feira do livro, a grande dica é se hospedar no Plaza São Rafael Hotel. Localizado bem pertinho da região do evento – Praça da Alfândega -, o hotel se insere, assim, mais uma vez nos grandes eventos culturais da Capital, hospedando artistas, escritores e produtores e participando como divulgador das iniciativas junto aos seus hóspedes e clientes. Criada por iniciativa dos livreiros e editores gaúchos com apoio do jornalista Say Marques, diretor-secretário do Diário de Notícias, a Feira do Livro de Porto Alegre foi inaugurada em 1955. O evento é considerado referência no país por seu caráter democrático e pela consistência do trabalho que desenvolve na área da formação de leitores e de mediadores da leitura, além de programação cultural 100% gratuita. Realizada desde sua primeira edição na Praça da Alfândega, Centro Histórico da capital gaúcha, a Feira é dividida em Área Geral, Área Internacional e Área Infantil e Juvenil. Centenas de escritores, ilustradores, contadores de histórias e outros profissionais participam do evento, que conta com sessões de autógrafos, mesas-redondas, oficinas, palestras e programações artísticas, entre outras atividades. Alguns desses eventos são realizados no Memorial do Rio Grande do Sul, Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, Auditório da Livraria Paulinas, Auditório do Margs e Auditório da Inspetoria da Receita Federal.

Em 2006, a Feira do Livro de Porto Alegre recebeu a medalha da Ordem do Mérito Cultural, concedida pela Presidência da República, que a reconheceu como um dos mais importantes eventos culturais do Brasil. Um ano antes, havia sido declarada bem do Patrimônio Cultural Imaterial do Estado e, em 2010, foi o primeiro bem registrado, pela Prefeitura de Porto Alegre, como integrante do Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial da cidade. A 64ª edição ocorre de 1º a 18 de novembro de 2018.

Sobre a escolha do patrono
A primeira etapa do processo de escolha do patrono ou patrona da 64ª Feira do Livro de Porto Alegre se estende de 5 a 23 de setembro de 2018. Cada uma das empresas associadas à Câmara Rio-Grandense do Livro (editoras, livrarias, creditistas e distribuidoras de livros), além de patronos de Feiras anteriores e ex-presidentes da Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL), indica cinco autores para que concorram ao título de patrono da 64ª Feira do Livro de Porto Alegre. Os cinco escritores mais votados são indicados como patronáveis e integram a segunda etapa da votação.

Desta fase, participam as empresas associadas e diretoria da CRL, patronos de feiras anteriores e representantes da comunidade cultural (reitores de universidades, diretores de faculdades e titulares de entidades culturais e sociais envolvidas com a questão do livro, todas sediadas no Rio Grande do Sul). A apuração caberá à CRL e o nome do autor mais votado será anunciado no início de outubro.

Podem concorrer autores com obra de qualquer gênero (não exclusivamente literário), gaúchos ou radicados no Estado há mais de cinco anos. São considerados, ainda, os seguintes critérios: 1) qualidade, extensão e importância do conjunto da obra; 2) representatividade no meio intelectual e na sociedade em geral; 3) serviços prestados ao livro produzido no Rio Grande do Sul.

Sobre a Câmara Rio-Grandense do Livro
Fundada em 1963, a Câmara Rio-Grandense do Livro é uma sociedade civil sem fins lucrativos, que tem por objetivo unir entidades e empresas que trabalham pelo livro, promovendo sua defesa e seu fomento, a difusão do gosto pela leitura, a formação de leitores e o fortalecimento do setor livreiro. A entidade conta com mais de 140 de associados, entre editores, livreiros, distribuidores e outras instituições que se dedicam à produção, à comercialização e à difusão do livro, todas com sede ou filial no Rio Grande do Sul.

Saiba mais: www.camaradolivro.com.br.

Fonte: CRL


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-04-16 10:33:55 - 1713263635
Já foi!