Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Flores no Plaza Caldas da Imperatriz I – Agapanto (Agapanthus umbellatus)

O Agapanto colore de azul o verão nos jardins do Plaza Caldas da Imperatriz

O Plaza Caldas da Imperatriz Resort & SPA, em Santa Catarina, é cheio de surpresas e novidades. Além de sua beleza natural. Uma das atrações que encanta os hóspedes é a planta Agapanto, que colore de azul o verão nos jardins do Resort.
Popularizado no Brasil pelo paisagista Roberto Burle Marx, na década de 50, o Agapanto logo se tornou uma das plantas mais usadas na urbanização. As serras fluminenses de Teresópolis e Petrópolis, no Rio de Janeiro, por exemplo, estão enfeitadas de canteiros azulados. E mesmo no frio da Serra Gaúcha essa flor africana vai bem. Com híbridos cada vez mais resistentes — como “Liliput”, “Blue Giant”, “Loch Hope”, “Irving Cantor” e “Castle of Mey” —, o Agapanto pode ser encontrado enfeitando tudo que é canto do Brasil com sua folhagem grande, vistosa e resistente.

As flores e floradas do Agapanto

As flores dessa espécie originária do sul da África surgem no final da primavera e início do verão e aparecem em maior quantidade quando a touceira é limitada por um vaso ou podada regularmente. A planta pode chegar a 1,2 m de altura e ocupar pelo menos um metro de largura. Suas flores costumam ser azuis, mas também há variedades brancas ou roxas. Em comum, todas possuem o formato de buquê característico da espécie, com folhas finas e longas.
São uma excelente opção para fazer a borda de um muro ou definir canteiros altos, pois é uma planta que precisa de pouca manutenção e se desenvolve mesmo em solo pobre em nutrientes ou em locais ligeiramente sombreados – ainda que prefira o cultivo em terra rica em matéria orgânica e a sol pleno.

Agapanto

Os jardins do Plaza Caldas da Imperatriz Resort & SPA, em Santa Catarina, ganham belos tons de azul com o Agapanto. Foto: Marcelo Schmidt

Quer ter uma? Veja nossas dicas!

Se for semear, escolha o período entre a primavera e o outono, em uma mistura de terra e composto orgânico em partes iguais. Caso prefira multiplicar a planta por divisão de touceira, prefira um dia fresco do final do inverno, para que a planta tenha produzido raízes suficientes antes do tempo mais quente. As regas devem ser contínuas, para manter a terra sempre úmida, mas nunca encharcada. Se for cultivar o Agapanto em vaso, faça uma grossa camada de drenagem ao fundo, para que a água sobressalente das regas não fique empoçada nas raízes.
Mas se quiser apenas apreciá-las, faça um passeio por nosso jardim!

Fonte: Minhasplantas.com.br


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-03-28 09:54:24 - 1711619664
Já foi!