O outono, para alguns, é a época mais bonita para explorar as cores e luzes mais naturais e fazer lindas fotografias
Cada estação do ano tem as suas particularidades e beleza, seja por sua temperatura, por sua luz ou por suas cores, já que é a meteorologia que modifica o ambiente a paisagem. O outono, para alguns, é a época mais bonita para explorar cores e luzes mais naturais – rica em paleta de castanhos, vermelhos, vinhos, vestígios de amarelos e um pouco de verde de folhas que ainda estão nos galhos.
Seja por hobby ou profissão, essa é a estação ideal para fotografar e abusar das cores em sua forma mais natural. O nascer e o pôr do sol, por exemplo, podem trazer incríveis tons de vermelho e dourado. Aos amantes da fotografia, apenas o contraste das cores já é motivo para tirar a câmera do armário (ou o celular do bolso). Quer algumas dicas?
– O ditado “Deus ajuda quem cedo madruga” também serve para fotografar o outono, já que as primeiras horas do sol dão uma qualidade brilhante à luz que rende fotos lindas.
– Quando a sua sombra estiver maior que você, o que costuma acontecer no fim da tarde, é porque a luz está perfeita e com condições especiais de iluminação.
– Os dias nublados também são ótimos momentos para a prática da fotografia. É nestes dias que o sol não vai estourar as cores e as sombras vão ser mais suaves do que num dia ensolarado.
Para quem quer fotos dignas de prêmios (ou pelo menos alguns elogios), algumas dicas podem ajudar:
Use um tripé
Eles ajudam muito, principalmente ao fotografar no amanhecer e no entardecer. Desligue o flash, coloque o ISO de 100 para minimizar qualquer ruído e comece a fotografar. Experimente usar uma velocidade de 1 a 3 segundos e veja o que elas fazem com as folhagens e as cores típicas do outono.
Polarize as lentes
Se você tiver uma Câmera DSLR, um filtro polarizador pode aumentar o contraste das fotos e deixar as cores mais ricas, a ponto em que elas ganhem um visual vintage, dos anos 50. Mas se você não tem uma câmera dessas e só tem uma compacta à disposição, deixe as suas fotos levemente subexpostas, fazendo com que a saturação das cores fique mais profunda e depois use um programa de edição de imagens para aumentar o contraste e brincar com as cores.
Abuse das configurações do balanço de branco
Não tenha medo de tirar a sua câmera do modo manual e de brincar com as configurações dela. Aumente os números gradualmente e manualmente e vá testando os resultados das cores.
Tente o modo macro
Para um visual mais profissional, dê um close nas folhas do outono, usando uma lente fotográfica e o modo macro. Aproxime-se do que você quer focar e pronto. Os tripés também são úteis ao fotografar o outono em modo macro. Com eles, você pode focar exatamente na folha, sem se preocupar em borrar a sua imagem.
Fonte: blog emania
Comentários