Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Fundação Iberê Camargo de Porto Alegre | Rede Plaza

Conheça a Fundação Iberê Camargo de Porto Alegre

Com o objetivo de preservar e divulgar a obra de Iberê Camargo, um dos grandes nomes da arte brasileira do século 20, a Fundação Iberê Camargo foi instituída em Porto Alegre (RS). O espaço, desde 3 de outubro de 1995, procura incentivar a reflexão sobre a produção artística contemporânea. Nasceu a partir da vontade da viúva do artista (que faleceu um ano antes da inauguração), Maria Coussirat Camargo. Ela transformou as obras que havia guardado, durante os 50 anos em que eles estiveram juntos, em uma coleção doada integralmente, que deu início ao projeto da instituição.
Dessa forma, surgiu o Acervo da Fundação, que possui mais da metade de toda a produção deixada por Iberê: um total de cerca de 7 mil obras. Desde seu surgimento, o local visa preservar o Acervo, promover o estudo e a circulação da obra do artista e estimular a interação do público com a arte, cultura e educação, a partir de programas interdisciplinares.
Exposições, Seminários, encontros, oficinas e cursos sobre a obra de Iberê Camargo e sobre questões ligadas à arte contemporânea são organizados todos os anos, a fim de promover uma reflexão sistemática sobre o fazer artístico. Para visitar um dos eventos do Museu hospede-se no Plaza São Rafael Hotel com acesso fácil no Centro de Porto Alegre.
Desde o início da construção, em julho de 2003, a maquete da obra já foi exibida como um dos mais importantes projetos de Siza em Portugal, França, Itália, Espanha, China, Japão, Rússia e Coréia do Sul. Dezenas de periódicos especializados, que costumam apresentar somente projetos finalizados, publicaram matérias sobre a nova sede enquanto ainda estava em construção.
Inaugurada em maio de 2008, a Sede da Fundação foi projetada pelo português Álvaro Siza, um dos arquitetos contemporâneos mais iportantes do mundo, para abrigar o Acervo e todas as demais atividades. O prédio possui salas expositivas, átrio, reserva técnica, centro de documentação e pesquisa, Ateliê de Gravura, Ateliê do Programa Educativo, auditório, loja, cafeteria e estacionamento próprio.

O prédio
Arquitetada com tecnologia de ponta, a sede é o primeiro prédio cultural do Brasil construído dentro de todas as normas internacionais de segurança e atendimento. Considerado por profissionais da área um marco internacional em arquitetura e soluções em engenharia, a obra já recebeu a visita de milhares de pessoas, entre estudantes, estudiosos de arte e arquitetura, críticos e curiosos pelo projeto.

Fundação Iberê Camargo

A entrada do Museu Iberê Camargo, em Porto Alegre, e uma das tantas janelas que permitem inusitadas entradas de luz – marca registrada da obra arquitetônica – e proporcionam singulares vistas da natureza que circunda o prédio.

Iberê Camargo
Artista de rigor e sensibilidade únicos, Iberê Camargo é um dos grandes nomes da arte brasileira do século 20. Autor de uma obra extensa, que inclui pinturas, desenhos, guaches e gravuras, ele nasceu em Restinga Seca, interior do Rio Grande do Sul, em 1914. Em 1927, iniciou seu aprendizado em pintura na Escola de Artes e Ofícios de Santa Maria (RS). Em 1936, foi morar em Porto Alegre e conheceu Maria Coussirat Camargo. Em 1939, os dois casaram. Três anos depois, realizou sua primeira exposição e o casal se mudou para o Rio de Janeiro, onde viveram por 40 anos.
Admirador e amigo de artistas brasileiros como Goeldi e Guignard, em 1948 viajou para a Europa em busca de aprimoramento técnico. Durante sua estada, visitou museus, realizou cópias dos grandes mestres da pintura e estudou gravura e pintura. De volta ao Brasil, em 1950, Iberê conquistou inúmeros prêmios e participou de diversas exposições internacionais. No final dos anos 1950, devido a uma hérnia de disco, passou a pintar no interior de seu ateliê. Neste momento desenvolveu um dos temas mais recorrentes em sua pintura: os carretéis. Estes brinquedos de sua infância o levaram, mais tarde, à abstração, e estiveram presentes em sua obra até a fase final.
Na década de 1980, retomou a figuração. Mas, ao longo de toda sua produção, nunca se filiou a correntes ou movimentos. Em 1982, retornou a Porto Alegre, onde produziu duas de suas séries mais conhecidas: as Idiotas e os Ciclistas. Iberê Camargo faleceu em agosto de 1994, aos 79 anos, deixando um grande acervo de mais de 7 mil obras, entre desenhos, gravuras e pinturas.

Para quem aprecia a arte, reserve um dia para visitar o espaço e conhecer as obras do artista. O programa é sensacional!


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-04-18 10:26:48 - 1713436008
Já foi!