Gaviões raros são vistos no Plaza Caldas da Imperatriz
O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro é a Unidade de Conservação com a maior diversidade de avifauna do sul do Brasil, segundo pesquisas realizadas a mais de 20 anos, em convênio firmado entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Plaza Caldas da Imperatriz Resort & SPA, são mais de 438 espécies de aves registradas para o parque.
Nessa mega diversidade de aves temos a Família Accipitridae, com aproximadamente 25 espécies de gaviões. Dentre estes, três espécies são muito especiais, pois figuram entre as mais raras e ameaçadas de extinção, são os chamados gaviões de penacho, por apresentarem um topete de penas maiores no alto da cabeça e conhecidos como Gavião-pega-macaco (Spizaetus tyrannus), Gavião-pato (Spizaetus melanoleucus) e Gavião-penacho (Spizaetus ornatus).
Os três apresentam grande porte, como as águias, e predam grande animais, como macacos, lagartos, serpentes, roedores, etc, tendo um papel fundamental no equilíbrio ecológico. Da mesma família, na década de 80 do século passado, o ornitólogo Jorge Albuquerque, registrou a Harpia ou Gavião-real (Harpia harpyja) na Serra do Tabuleiro, mas, nas últimas décadas, não foi mais avistada em território catarinense e atualmente é dada como extinta para Santa Catarina.
Como o Plaza Caldas da Imperatriz faz limite com o Parque do Tabuleiro, os hóspedes do Resort observadores de aves, eventualmente podem ter o privilégio de observar uma dessas maravilhosas aves raras e sentirem uma sensação indescritível de encantamento e prazer por se depararem com uma visão única de rara beleza.
Texto e fotos do Biólogo do Plaza Caldas da Imperatriz – Fernando Brüggemann
Comentários