Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.

BLOG

Hotelaria está animada com novos e otimistas indicadores para a economia durante o ano de 2017

A hotelaria está animada com novos indicadores da economia

O mercado financeiro reduziu a projeção para a inflação este ano pela oitava semana consecutiva. Agora, a estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou de 4,04% para 4,03%, de acordo com o boletim Focus, uma publicação elaborada todas as semanas pelo Banco Central (BC), em Brasília. A projeção para a inflação este ano está abaixo do centro da meta que é 4,5%. A meta tem ainda limite inferior de 3% e superior de 6%. Para 2018, a estimativa foi reduzida de 4,32% para 4,30%, no quarto ajuste seguido. Com isso, o setor hoteleiro estima uma significativa melhora nas suas perspectivas para o ano. Conforme o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RS), Abdon Barretto Filho, a hotelaria se ressente gravemente da crise econômica, “mas pouco a pouco a confiança está sendo recobrada com os novos e otimistas indicadores da economia. A recuperação é lenta, mas suficiente para animar um setor tão instável desde a Copa do Mundo de 2014”.

A estimativa de instituições financeiras para o crescimento da economia (Produto Interno Bruto – PIB – a soma de todas as riquezas produzidas pelo país) este ano passou de 0,43% para 0,46%. Para o próximo ano, a estimativa permanece em 2,5%.

Para as instituições financeiras, a Selic encerrará 2017 e 2018 em 8,5% ao ano. Atualmente, ela está em 11,25% ao ano. A Selic é um dos instrumentos usados para influenciar a atividade econômica e a inflação. Quando o Copom aumenta a Selic, a meta é conter a demanda aquecida, e isso gera reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Já quando o Copom diminui os juros básicos, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação.


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2020-08-14 23:40:13 - 1597448413
Já foi!