Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Jardim Botânico de Porto Alegre | Rede Plaza

Um ótimo passeio para a família é uma visita ao Jardim Botânico de Porto Alegre

Uma das atrações turísticas da Capital, o Jardim Botânico, inaugurado em 1958, recebe milhares de visitantes por ano. O local também é uma boa fonte para refrescar os conhecimentos sobre biologia. O Jardim Botânico se dedica ao estudo e à conservação de espécies vegetais nativas do Rio Grande do Sul, principalmente àquelas ameaçadas de extinção. Para cumprir sua missão desenvolve atividades de pesquisa, conservação e educação ambiental.

O que caracteriza um jardim botânico são suas coleções de plantas. Cada exemplar é identificado, catalogado e acompanhado durante seu crescimento e estabelecimento no parque. Por trás de cada exemplar há uma série de informações que permite manter populações de plantas protegidas, evitando a sua extinção.

Possui uma área de 39 hectares onde os visitantes podem fazer piqueniques, apreciar os cenários dos lagos e canteiros de flores. Além do lazer, podem aprender sobre a flora nativa do RS, participar de atividades educativas e adquirirem mudas de árvores gaúchas no viveiro de vendas. O Jardim Botânico é vinculado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente e faz parte da Rede Brasileira de Jardins Botânicos. Aberto à visitação de terça-feira a domingo, das 8h às 17h.

jardim Botânico de Porto ALegre

O Lago das Tartarugas, as Coleções Vivas, o colorido de um inseto nas flores que podem ser observadas no Jardim e o Lago dos Cisnes são apenas algumas da atrações do Jardim Botânico de Porto Alegre. Foto: Sérgio Bavaresco.

Outras duas atrações do parque são o Museu de Ciências Naturais (terça-feira a domingo, das 10h às 17h) e o Serpentário (terça-feira a domingo, das 10h às 12h e das 14h às 16h) — ambos com entrada gratuita.

Área de Visitação
O visitante pode visitar o Arboreto (coleção de árvores) tendo acesso à Sala de Exposição do Museu de Ciências Naturais e ao Serpentário.
As Coleções de Plantas Envasadas (bromélias, cactos, orquídeas, entre outras) que estão em casas de vegetação, bem como a Coleção de Plantas Medicinais tem visitação restrita. Podem ser visitadas por grupos de até 10 pessoas e com agendamento feito no Centro de Visitantes. Esse cuidado é para proteger plantas que são raras e a visita é acompanhada por funcionários do Jardim Botânico.
Seja visitante ou morador da capital, coloque o Jardim Botânico em seu roteiro! Escolas/ grupos devem agendar visitas.

Serviço:
Jardim Botânico
Endereço: Rua Dr. Salvador França, 1427
Ingressos: R$ 6,00. Estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam R$ 3,00. A entrada para crianças menores de 5 anos é gratuita.
Telefones: Administração – (51) 3320.2024
Centro de Visitantes – (51) 3320.2027
Email: jbotanico@fzb.rs.gov.br
www.jb.fzb.rs.gov.br


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-04-25 07:23:22 - 1714029802
Já foi!