Maturidade digital na hotelaria
De que forma você utiliza o “mundo digital” para conquistar novos clientes, conversar com seu público-alvo, coletar informações, tornar seus processos mais eficientes e lucrativos?
São questões como estas que podem fazer a diferença em um setor que não possui “lojas físicas”, e que ainda busca encontrar o caminho mais assertivo na utilização das novas tecnologias de comunicação virtual: a rede hoteleira.
Para avaliar como hotéis, motéis, hostels e pousadas do Rio Grande do Sul estão inseridos neste processo, o Instituto da Transformação Digital (ITD) apresentou, em reunião-almoço da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Sul (ABIH/RS), no Ritter Hotel, esta semana, os resultados de um estudo de maturidade digital realizado ao longo dos últimos meses.
Inédita no Brasil, a pesquisa aborda a utilização de ferramentas de inteligência como estratégia para alavancar negócios. O objetivo é orientar hoteleiros a melhor aproveitar estes recursos.
Foram avaliados 25 itens de 110 estabelecimentos gaúchos (sendo 80 hotéis, 10 pousadas, 10 hostels e 10 motéis). E os resultados mostram que a maio parte ainda não adaptou-se ao novo mercado e, consequentemente, ainda não consegue gerar lucratividade.
“Todos os segmentos de negócio foram impactados pela transformação digital, que é uma mudança realizada especialmente a partir do consumidor. E a grande maioria das empresas não tem conseguido enxergar esta transformação como algo fundamental para sua sobrevivência”, observa o presidente do ITD, Paulo Kendzerski. Para ele, o segmento hoteleiro é um dos que mais dependem do sistema digital, uma vez que a jornada do consumidor, a pesquisa, a atração e a tomada de decisão são online.
“Os 25 itens avaliados compreendem desde a inteligência digital existente no site, até ações de comunicação e relacionamento. Iremos apresentar, no evento, como a experiência do consumidor impacta nos resultados do negócio. Temos estimativa de crescimento de receita de até 30% após as ações de transformação digital”, detalha. “Apresentaremos números que impactam, e podemos ajudar estas empresas a explorar os recursos para alcançar resultados. ”
Além do estudo será apresentado um plano de ações estratégicas e operacionais para a implementação da transformação digital nos estabelecimentos.
Comentários