Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.

BLOG

Vale dos Vinhedos III: Monte Belo do Sul mais uma visita imperdível no Vale dos Vinhedos

Além de conhecer o local, você degusta e adquire os itens que mais apreciar

O Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, é cheio de boas surpresas. Você sabia que Monte Belo do Sul possui a maior produção de uvas, per capita, do Brasil? O município possui uma imensidão de vinhedos e, no meio deles, vinícolas históricas e consagradas, e outras mais jovens, todas elaborando excelentes produtos. Se você fará uma viagem até lá, vale a visita. Além de conhecer o local, você degusta e adquire os itens que mais apreciar.

 

Saiba mais:

A história da vitivinicultura de Monte Belo do Sul é antiga. Ela inicia com a chegada dos imigrantes italianos, a partir de 1877, ano que as primeiras 416 famílias chegaram à cidade. Mas ela vem se renovando e qualificando. A cooperação também é marca deste município. Assim, em 2003, foi criada a Associação dos Vitivinicultores de Monte Belo do Sul, a Aprobelo, que lutou pela Indicação de Procedência (IP) dos vinhos finos elaborados na cidade. A conquista foi efetivada com o envolvimento da Embrapa Uva e Vinho e ainda está se desenvolvendo. Nem todas as vinícolas visitadas fazem parte da IP e nem todas são associadas à Aprobelo.

 

Conheça algumas vinícolas:

Vinícola Calza

Possui excelentes e premiados vinhos e espumantes, no Vale dos Vinhedos de Monte Belo do Sul. A história começa com a chegada dos imigrantes italianos, mas esta estrutura inicia em 1995, quando Antoninho Calza adquiriu o prédio da antiga Vinícola Capoani, com uma estrutura de mais de 60 anos, que estava inativa.

 

Vinícola De Mari

Empresa familiar, a estrutura é antiga e está sendo adaptada para receber turistas, aos poucos. Mas já vale a visita! Ver as antigas pipas de vinhos formando corredores, por onde se percorre e onde é feita a degustação dos espumantes e vinhos finos de qualidade, com a condução da família, é uma experiência única. Aproveite o espumante brut!

 

Vinícola Famiglia Barbieri

A família veio para o Brasil após a Segunda Guerra, em 1948. Nesta época, eles já elaboravam o próprio vinho para consumo próprio, mas eles resolveram estruturar uma vinícola, de pequeno porte, e fazer alguns vinhos diferenciados. Destaque: o Prosecco (ou Glera), um branco jovem e refrescante, perfeito para degustar contemplando a paisagem desde o ponto mais alto da propriedade.

 

Famiglia Tasca Sucos e Museu Familiar

Aqui você não vai comprar vinhos, mas vai entender a vitivinicultura da região, afinal, desde 1931 eles possuem a autorização para elaborar e comercializar vinhos. A família montou um adorável museu, com peças lindas e bem conservadas.

 

Vinicola Faé

Uma vinícola familiar, onde é possível ter contato com os proprietários, que apresentam os diferenciados produtos que só podem ser encontrados ali.

Monte Belo do Sul

 

Programe-se para uma visita! Beba com moderação, mas aproveite bem a vida!

 

Fonte: viajantemaduro.com.br


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades