Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Descubra os encantos de Morro Reuter

A estrada que leva a Morro Reuter é formada por curvas sinuosas delineadas por lindas árvores que, vistas em conjunto, compõe um verdadeiro túnel verde

Gramado e Canela são os destinos mais conhecidos da Serra Gaúcha. Mas que tal conhecer um lugar diferente? Morro Reuter, ao norte de Dois Irmãos, fica num ponto privilegiado pela natureza. Antes da chegada de imigrantes alemães, quem vivia na região eram os indígenas, que se abrigavam em cavernas e cujos restos de cerâmica no início do século ainda eram encontrados. As inscrições deixadas nas cavernas, segundo relatos de antigos moradores, teriam sido destruídas na tentativa de encontrar ouro.

Em 1829 chegaram à região de Dois Irmãos os primeiros imigrantes que, poucos anos depois, colonizariam a atual Morro Reuter, denominação derivada de um de seus primeiros moradores, da família Reuter. Em 1872, o imigrante João Wagner fundou a primeira Escola Particular de Morro Reuter. Em 1888 foi inaugurado o salão com casa comercial de Albino Sperb.  Nos anos 70, com a construção da BR/101 e a rodovia São Vendelino (que desviaram o fluxo de veículos para essas rodovias), Morro Reuter sofreu um período de estagnação que terminou nos anos 80, com a instalação de indústrias de calçados e a consequente vinda de imigrantes, que deram novo impulso à economia local, assim como à atividade social, cultural, e esportiva da cidade.

A estrada que leva a Morro Reuter é formada por curvas sinuosas delineadas por lindas árvores que, vistas em conjunto, compõe um verdadeiro túnel verde. Além da beleza da estrada, conheça alguns atrativos locais:

Morro Reuter

Crédito morroreuter.rs.gov.br

 

Armazém Kieling

Construído há mais de 120 anos, em estilo Enxaimel, o Armazém Kieling é um dos últimos exemplares de estabelecimento comercial na colônia alemã que se mantém original ao início de sua construção. Nas décadas da imigração alemã, foi um dos primeiros comércios fundados. No armazém você encontra desde artigos de armarinho, farmácia, tecidos, secos e molhados em gera, enlatados e refrigerantes.

 

Armazém Klauck

Um dos autênticos estabelecimentos comerciais de antigamente, construído em 1920. Possui quase um século de história e, mesmo assim, ainda é bem preservado. Continua vendendo uma grande diversidade de produtos e é ponto de encontro para os moradores, que se reúnem para jogar cartas e jogar conversa fora.

 

Belvedere

Para quem sobe a Serra, a primeira atração turística de Morro Reuter é o Belvedere, construído na época do asfaltamento da BR-116. Com área para estacionamento e descanso proporciona vista privilegiada da região do Vale do Sinos.

 

Morro Felskopf

Felskopf significa “cabeça de rocha”. Lá, há um mirante, que fica distante pouco menos de 2 quilômetros do centro da cidade. A elevação está situada sob um platô de rocha basáltica, a 700 metros acima do nível do mar, e faz parte das montanhas que formam a Serra Geral. No topo do Felskopf, a vista panorâmica é de várias cidades, desde o Vale do Rio dos Sinos e edifícios de Porto Alegre, chegando até as chaminés do Polo Petroquímico, em Triunfo.

 

Obelisco de livros

O monumento está localizado na entrada da cidade, como um marco que caracteriza as políticas na área da educação e cultura do município. É rodeado por uma pequena praça/paradouro com flores e bancos para relaxar, tomar um chimarrão e curtir a vista. Possui 10 metros de altura e é representado por uma pilha de 72 livros e constituído de fibra de vidro, resina, talco industrial e pó de mármore. Inaugurado em 09 de outubro de 2004, o Obelisco é cartão-postal de Morro Reuter e uma forma de eternizar a paixão de seus moradores pelos livros.

Morro Reuter

Crédito: morroreuter.rs.gov.br

Parada de Mosaicos

Projeto elaborado voluntariamente por amigos e moradores da cidade, para embelezar ainda mais o patrimônio público.

 

Agora é só organizar sua visita. Enquanto estiver hospedado no Plaza São Rafael, tire o dia para conhecer a cidade. Programe-se para se deliciar no café colonial Walachay.

 

Fonte: morroreuter.rs.gov.br/ riogrande.com.br/


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-03-28 09:40:37 - 1711618837
Já foi!