Natal
Tá chegando a época preferida do ano para algumas pessoas. O Natal traz festas, troca de presentes, espera pelo Papai Noel, amigo secreto, luzinhas pelas ruas, pessoas correndo contra o tempo, shopping lotado, árvore e panetone, entre tantas outras peculiaridades que só esta época proporciona. O Natal tem tudo a ver com amor. É o momento do ano em que as pessoas ficam mais generosas, receptivas, emotivas e harmoniosas. É o momento em que as esperanças são renovadas. Você é daqueles que também ama esta época? Quer saber algumas curiosidades sobre a data?
– A árvore de natal é montada no dia 30 de novembro e desmontada no dia 6 de janeiro, Dia de Reis.
– Os sinos na decoração representam a mensagem “nasceu Jesus”.
– As meias de Natal existem devido a uma antiga lenda, em que uma família muito pobre colocou meias para secar e São Nicolau as encheu de ouro. Hoje em dia elas são recheadas de doces e guloseimas, para alegria das crianças.
E que tal também saber como o Natal é comemorado em diferentes partes do mundo?
Grécia
Tanto na véspera de Natal quanto no Réveillon, crianças vão às ruas e cantam canções típicas nas casas de familiares e conhecidos. Elas são parecidas com as músicas natalinas conhecidas no Brasil.
Estados Unidos
No dia 24 há a ceia natalina e as crianças vão dormir cheias de ansiedade, porque os presentes só podem ser abertos na manhã do dia 25. A grande comemoração é no almoço do dia 25. Uma tradição bem famosa é as crianças pendurarem meias na janela para pedir os presentes.
Japão
Como a maioria da população não é cristã, no Japão não é feriado no Natal, embora a data seja comemorada por lá atualmente. Depois de um dia normal de trabalho, os japoneses comemoram jantando com a família no dia 25. Nas escolas, há uma troca de presentes. Mas não como no amigo secreto: lá, os presentes vão rodando de mão em mão enquanto uma música é tocada. Quando a canção para, o presente que estiver na sua mão é seu.
Itália
Na Itália existe a ceia do dia 24 e o almoço do dia 25. Tudo com bastante comida! O Papai Noel lá é chamado de Babbo Natale e traz presentes no dia 24. As pessoas também costumam assistir à Messa di Natale, conhecida no Brasil como Missa do Galo.
Mas este não é o único dia do ano com presente pra criançada! No dia 6 de janeiro a Befana, uma bruxa boa, traz presentes para quem foi comportado e também deixa dentro de uma meia, como o bom velhinho faz em alguns países. Quem não se comportou ganha um carvão. Mas, calma! O tal carvão na verdade é um doce feito de açúcar.
Inglaterra
Na Inglaterra, as crianças deixam bolachas, pedaço de bolo de Natal e um copo de leite para o Papai Noel na noite do dia 24. A comemoração mesmo e a troca de presentes é no dia 25, com um almoço. O feriado se estende até o dia 26.
Alemanha
Lá, o Natal é muito esperado mesmo. Tanto que tem até contagem regressiva. Cerca de um mês antes do Natal começa a época chamada de Advento. Os alemães fazem a Coroa do Advento, que é parecida com as guirlandas conhecidas no Brasil, mas o detalhe é que existem quatro velas encaixadas nela. A primeira vela é acessa quatro domingos antes do Natal e, a cada semana, se acende mais uma. Isso tudo pra simbolizar a chegada de Jesus, trazendo luz às pessoas.
Finlândia
As celebrações de Natal na Finlândia começam no Domingo de Advento, que é o primeiro domingo quatro semanas antes do Natal. É nesse dia que são inauguradas as decorações das lojas e escritórios. A primeira refeição que comemora o Natal é feita às 12h do dia 24. Por volta das 17h do mesmo dia, as famílias costumam ir à igreja agradecer e rezar por seus parentes e amigos queridos.
Portugal
Em Portugal também é costume fazer a ceia de Natal na véspera, que por lá é chamado de Consoada. Os pratos típicos da data são bacalhau, polvo cozido com arroz, carne de porco, bolinho de jerimum, filhós (massa de pastel frita com açúcar e canela) e bolo rei (um bolo especial de frutas).
Israel
A maioria das pessoas que moram em Israel são judias e, por isso, no dia 25 de dezembro não é feriado lá. Mas os cristãos que moram em Israel também fazem ceia e comemoram a data.
África do Sul
No dia do Natal, os sul-africanos costumam ir às igrejas onde costumam cantam muitas músicas natalinas. É quando voltam da missa que as pessoas servem a ceia em uma mesa cheia de parentes e amigos. Todos comem frango, carne bovina, carne de carneiro ensopada e bolinhos de massa.
França
Na França, as pessoas têm o costume de celebrar o Natal visitando um inimigo no dia 25 de dezembro. Eles chamam esse ritual de Reconciliação de Natal. Abrem uma bebida e brindam juntos pela paz.
E você? Quais os rituais celebrados com a sua família? Feliz Natal!
Comentários